Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEEP VOICE

Galvão Bueno é vítima de fake news com inteligência artificial: 'Muito perigoso'

REPRODUÇÃO/TWITTER

Galvão Bueno discursa contra fake news em vídeo publicado no Twitter

Galvão Bueno: narrador se incomodou com uso indevido de sua voz por sistema de deep voice

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/12/2023 - 13h46

Galvão Bueno foi vítima de fake news ao ter sua a voz alterada por inteligência artificial e usada de maneira inadequada para narrar uma notícia falsa. Circula pela internet um vídeo no qual o locutor supostamente afirma que Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está "desesperado" por correr risco de levar punição da Fifa. "É triste e muito perigoso", lamentou ele.

O narrador publicou um vídeo em suas redes sociais para expor o crime. A prática de alteração da voz de uma pessoa através de inteligência artificial é chamada de deep voice. O sistema é capaz de usar o timbre de alguém para gerar um texto que pode ou não ter sido dito pela voz de origem.

"Vamos vendo do que as pessoas sem caráter e sem nível são capazes de fazer. Criaram um vídeo, de uma briga antiga que existe contra a CBF, e usaram inteligência artificial para fazer uma montagem com a minha voz de coisas que eu nunca disse nem nunca diria", criticou Galvão.

"Imagina isso? Quero deixar muito claro que nego, com todas as forças, de que seja minha voz gravada, e que eu tenha falado essas coisas", acrescentou o locutor e ex-funcionário da Globo.

No trecho da notícia gravada com deep voice, uma voz semelhante à de Galvão diz: "Ednaldo, o Edinóquio, está desesperado. Inventou que a Fifa pode punir a CBF e os times brasileiros por interferência".

Veja abaixo o pronunciamento dele:

A página não mencionada pelo narrador faz menção à briga judicial envolvendo Ednaldo Rodrigues e a dupla Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, ambos ex-presidentes da CBF.

Del Nero encabeça um processo para tentar anular a eleição de Rodrigues ao cargo de presidente da CBF e colocar um interventor no lugar --ele foi banido pela Fifa após um escândalo de corrupção envolvendo contratos de marketing para competições como Copa América e Libertadores.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.