Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES

Risco de novela sem final por causa do coronavírus apavora produções da Globo

Victor Pollak/TV Globo

Os atores Andrea Dantas, Chay Suede e Adriana Esteves gravam cena de Amor de Mãe nos Estúdios Globo

Andrea Dantas, Chay Suede e Adriana Esteves gravam cena de Amor de Mãe, que será interrompida sábado

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 18/3/2020 - 5h34

Depois de passar quatro meses procurando Domênico (Chay Suede), Lurdes (Regina Casé) pode morrer sem saber que já esteve frente a frente com o filho roubado. O fantasma do cancelamento definitivo de Amor de Mãe está assombrando profissionais da produção da novela das nove, apesar de a direção da Globo ter anunciado que ela apenas sofrerá uma pausa após o capítulo deste sábado (21), devido à paralisação das gravações para evitar a propagação do novo coronavírus.

Do mesmo medo também padecem artistas e técnicos de Salve-se Quem Puder, a atual novela das sete, que segue no ar até o dia 28. Eles aplaudem a decisão da Globo, que colocou a saúde de seus colaboradores em primeiro lugar, mas temem ficar sem emprego. Os mais ameaçados são aqueles que trabalham por obra, ou seja, têm acordo apenas durante a novela. Os contratos por obra de Amor de Mãe terminam em maio. 

"Eu sinceramente não sei se as nossas novelas voltam. Vamos precisar de pelo menos três semanas de gravações antes de elas voltarem ao ar. Se o surto do coronavírus acabar no final de junho, a gente só volta no fim de julho. Tem que recontratar todos os atores por obra. Juro que não sei se voltaremos ou se vão começar do zero outras novelas, porque sai mais em conta", desabafa um profissional importante da dramaturgia da Globo, que pede para não ser identificado.

Além dos custos de se manter funcionários sem trabalhar e de prolongar contratos, um outro ponto intriga os mais céticos: depois de dois, três ou quatro meses, os telespectadores ainda vão se interessar pela jornada de Lurdes? Ainda vão achar graça das peripécias das protagonistas de Salve-se Quem Puder?

Esse é um risco que a Globo corre. Em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, a emissora reduziu os capítulos de Geração Brasil, sua novela das sete, a programetes de cinco minutos com vídeos enviados por fãs da produção. De trama mesmo, não havia nada. Resultado: a audiência desabou depois do Mundial do 7 a 1, e Geração Brasil entrou para a história como a pior audiência das novelas das sete --até hoje essa marca negativa não foi superada.

Em nota divulgada na segunda-feira (16), a Globo informou que Salve-se Quem Puder e Amor de Mãe serão apenas "interrompidas", como se tivessem duas temporadas. Executivos da emissora nem consideram a hipótese de deixar Lurdes sem saber quem é Domênico. Mas confessam que não sabem quando isso acontecerá.

Paralisação sem precedentes

A Globo decidiu paralisar todas as 14 produções que estavam sendo tocadas em seus estúdios, no Rio de Janeiro, até que a propagação do Covid-19 seja controlada e permita a retomada das gravações.

Amor de Mãe será substituída na segunda (23) por um compacto de Fina Estampa, de 2011. Salve-se Quem Puder dará lugar, a partir do dia 30, a uma reprise de Totalmente Demais (2015). Éramos Seis vai até o final, no dia 27, mas a estreia de sua substituta, Nos Tempos do Imperador, foi adiada. Na faixa das 18h, será reprisada Novo Mundo (2017).

A atual temporada de Malhação terá seu final antecipado para abril e será substituída por uma reprise editada de Malhação: Viva a Diferença (2017/18) --que em breve ganhará uma série derivada no Globoplay, As Five.


Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.