JOSÉ ROBERTO MACIEL
Reprodução/YouTube
José Roberto Maciel em vídeo no YouTube; principal executivo do SBT vai para a CNBC Brasil
Publicado em 25/10/2024 - 17h26
Atualizado em 25/10/2024 - 18h48
Um dos principais executivos do SBT nas últimas duas décadas, José Roberto Maciel deixará a presidência do Grupo Silvio Santos no próximo dia 31. O comunicado foi feito internamente, às 17h desta sexta (25), por Renata Abravanel, filha caçula de Silvio Santos (1930-2024) e presidente do conselho de administração do grupo [veja nota abaixo]. O diretor financeiro do grupo, Marcelo Barp, assume interinamente o cargo de Maciel.
Maciel trabalhou no SBT durante 25 anos. Foi o principal executivo da emissora até abril de 2023, quando Daniela Beyruti, filha número 3, assumiu o comando. Um ano antes, em abril de 2022, se tornara presidente do Grupo Silvio Santos. Ele assumiu a vice-presidência da emissora em 2011.
O futuro profissional de Maciel já está definido: o Notícias da TV apurou com exclusividade que ele será CEO do Times Brasil CNBC, canal de economia e negócios liderado por Douglas Tavolaro, a ser lançado na próxima sexta (1º).
Faltam alguns detalhes para Maciel assinar contrato com o Times Brasil CNBC. Com a chegada do executivo, Tavolaro passará a atuar como presidente dos conselhos de administração e editorial. Ex-vice-presidente de Jornalismo da Record e fundador da CNN Brasil, o jornalista é o principal acionista do novo empreendimento noticioso.
O SBT vem passando por uma grande reestruturação desde o ano passado, quando Daniela Beyruti assumiu o comando da emissora, substituindo justamente Maciel. Vários executivos deixaram a emissora e o grupo nos últimos 12 meses.
Demissões também ocorreram recentemente para evitar rombo financeiro; ou seja, os resultados não apenas do SBT têm sido ruins. Recentemente, a família tentou vender a Jequiti Cosméticos, para capitalizar o grupo. Maciel estava desgastado com as herdeiras de Silvio Santos e vinha sinalizando que queria sair já faz algum tempo.
Vitrine do Grupo Silvio Santos, o SBT enfrenta uma crise grave de audiência. Novos programas que estrearam neste ano não deram certo. A emissora, que até 2006 era vice-líder de audiência, passou a disputar o quarto lugar com a Band na hora do almoço e no final da tarde.
Leia nota oficial do Grupo Silvio Santos:
"COMUNICADO OFICIAL"
"São Paulo, 25 de outubro de 2024 – O Grupo Silvio Santos e José Roberto Maciel informam o encerramento, em comum acordo, de seu ciclo profissional após 27 anos dedicados as nossas empresas do grupo."
"Maciel ingressou no grupo como controller do SBT em 1998, tendo passado por diversas funções, quando assumiu em 2011 a posição de CEO do SBT, tendo permanecido à frente do negócio até maio/2022, quando assumiu a função de presidente do Grupo Silvio Santos."
"Nesta longa passagem, contribuiu significativamente em grandes momentos de nossa história, deixando um enorme legado de realizações, que alicerçaram as estruturas de negócio para que o grupo mantenha sua rota de crescimento sustentável."
"O Grupo Silvio Santos agradece José Roberto Maciel por toda sua dedicação e profissionalismo desejando sucesso em sua jornada."
"O cargo de CEO do Grupo Silvio Santos passa a ser ocupado interinamente pelo CFO do grupo, Marcelo Barp, que irá acumular as funções. O executivo possui ampla experiência em liderança de empresas e unidades de negócios nas áreas de consumer finance e serviços financeiros."
"Engenheiro de formação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Finanças e Estratégia pela Universidade de Michigan, Marcelo Barp já atuou como CEO na Credz e na Ouze, conduzindo processos de reestruturação financeira e estratégica. Ele também possui grande experiência em cargos de alta gestão no setor financeiro, com passagens pelo Itaú Unibanco e LuizaCred."
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.