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Reprodução/TV Globo
Festa do BBB 24 patrocinada pela Esportes da Sorte, alvo de investigação da Polícia Civil do Pernambuco
Assunto da semana passada por causa de uma barulhenta operação da Polícia Civil de Pernambuco, as casas de apostas se tornaram em pouco tempo uma das maiores anunciantes da TV brasileira. Só na Globo, elas vão injetar pelo menos R$ 600 milhões neste ano. Fontes estimam que essa cifra superará R$ 1 bilhão em 2025, quando novas normas entram em vigor e a própria Globo, em parceria com a MGM Resorts, passará a explorar uma plataforma de apostas online.
A Globo nega oficialmente que seja uma "betdependente". Diz que "o setor de apostas não aparece nem entre os cinco maiores anunciantes" de seu portfólio e que "quase todos os setores são maiores" que o de apostas.
Mas um simples levantamento de cotas de patrocínio indica que as bets representam por baixo 5% do faturamento publicitário da Globo, estimado em R$ 11 bilhões no ano passado. É mais do que a emissora arrecada com governos e estatais federais, estaduais e municipais em todo o país (4%).
O pacote Futebol 2024 da Globo é patrocinado pela Betnacional, que pagou R$ 260 milhões pela cota (na tabela). A Estrela Bet investiu R$ 49,5 milhões para aparecer no conteúdo do reality show Estrela da Casa. A Betano patrocinou as transmissões dos jogos da Copa América e da Eurocopa.
A Esportes da Sorte, alvo da operação da Polícia Civil pernambucana por suspeita de lavagem de dinheiro do jogo do bicho (a empresa nega irregularidades), marcou história no BBB deste ano. Foi a primeira plataforma de apostas a aparecer em uma ação dentro da casa em que os participantes ficam confinados. Teve longa exposição no programa de 30 de março, numa festa com show da banda É o Tchan. Como cotista "Camarote", investiu R$ 87,4 milhões no reality show.
Somente com cotas de patrocínio, a Globo faturou mais de R$ 400 milhões até agora. De acordo com fontes do mercado, a emissora arrecada mais cerca de R$ 120 milhões por ano com bets que anunciam no Sportv. E outros R$ 100 milhões em veículos digitais. Nesses valores não estão considerados descontos (que não passam de 15% para o setor de bets) nem grandes anunciantes avulsos, como a Sportingbet e a Bet365.
Para 2025, quando as bets terão de cumprir uma série de regras para atuar no Brasil, estima-se na Globo que as receitas com o setor irão aumentar ainda mais. A expectativa é que a MGMBet, a casa de aposta da Globo com a MGM, movimente pelo menos R$ 200 milhões em publicidade na emissora.
Não é só a Globo que tem tirado proveito das bets. Todas as redes abertas têm publicidade avulsa e na forma de patrocínio de casas de apostas. A Betano será pelo terceiro ano patrocinadora de A Fazenda, que estreia na semana que vem na Record.
As bets começaram a anunciar legalmente em veículos brasileiros em 2018. Em 2022, já eram protagonistas da publicidade nacional. Segundo estudo do Meio & Mensagem com dados da Kantar Ibope, 12 delas estavam entre os 300 maiores anunciantes do país, movimentando mais de R$ 1 bilhão.
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