Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Do mundo cão ao futebol

Narrador da Copa, Datena já invadiu treino da seleção disfarçado

Divulgação/Band

José Luiz Datena no Brasil Urgente; apresentador narra Copa pela primeira vez nesta quinta (12) - Divulgação/Band

José Luiz Datena no Brasil Urgente; apresentador narra Copa pela primeira vez nesta quinta (12)

PAULO PACHECO

Publicado em 10/6/2014 - 16h59
Atualizado em 11/6/2014 - 16h13

RESUMO: Aos 57 anos, José Luiz Datena estreia nesta quinta como locutor de uma Copa do Mundo, em vaga surgida na Band após a morte de Luciano do Valle. Será seu quarto Mundial, e o apresentador, formado na cobertura esportiva, considera uma 'despedida'. Em entrevista, ele conta que já invadiu treino da seleção brasileira disfarçado de segurança. E se declara inimigo de Dunga

José Luiz Datena trocará o mundo cão pelo esporte a partir desta quinta-feira (12). O apresentador irá narrar todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo pelo canal pago BandSports e algumas partidas pela Band. Em seu quarto Mundial (o primeiro como locutor), Datena revela, em entrevista ao Notícias da TV, brigas com os ex-treinadores da seleção Zagallo e Dunga, de quem ainda é inimigo declarado, e conta que já invadiu a concentração da seleção disfarçado de segurança.

Em 1998, quando trabalhava na Record, Datena cobriu a Copa com uma equipe reduzida. Sem autorização para entrar na concentração do Brasil, ele e o repórter Eli Coimbra (1942-1998) usaram uma credencial da Coca-Cola para entrar no treino. Os dois quase foram pegos, e Datena teve a ideia de se fantasiar para não ser reconhecido.

"Nós tínhamos que entrar escondidos porque não tínhamos os direitos. Os caras já tinham manjado a gente com a tal 'credencial' da Copa. Tinha visto em um shopping uma jaqueta vermelha que os seguranças usavam. Compramos a jaqueta e metemos um bonezinho para entrar no treino. Os caras batiam até continência para a gente", relembra Datena, aos risos.

Perdão de Zagallo e desafeto de Dunga

O Mundial de 1998 também serviu para Datena fazer as pazes com o então técnico da seleção, Zagallo. Um ano antes, na Copa América da Bolívia, o apresentador detonou o treinador na Record, sem saber que ele estava assistindo a emissora. Zagallo reagiu, enfurecido, e deu famoso grito "Vocês vão ter que me engolir!" na final do campeonato sul-americano. Na França, os dois voltaram a conversar.

"Na época eu era muito brigado com o Zagallo. Um dia fiz o comentário: 'Pô, nós estamos entrando na era da informática e o Zagallo é uma máquina de escrever quebrada!'. Aí o Roberto Carlos, lateral, meu amigo até hoje, disse: 'Datenão, você não acredita, depois que você falou aquilo o Zagallo entrou na sala, o pessoal começou a rir e ele ficou p... com você'. Uma parte do 'Você vai ter que me engolir' foi para mim. Mas o Zagallo foi muito legal, e logo depois, na Copa de 1998, ele me chamou e falou: 'Datenão, pode contar comigo, fica tranquilo'. Depois, deu uma longa entrevista para mim", recorda.

Se Zagallo perdoou, o mesmo não se pode dizer da relação com Dunga. Após críticas de Datena e do comentarista Neto ao treinador durante a Copa de 2010, na África do Sul, os três viraram inimigos: "Dunga virou meu desafeto total, odeia a mim e ao Neto. Ele chegou a dizer que, se eu e o Neto estivéssemos caindo de um precipício, ele deixava a gente cair. E eu falei o contrário: se ele estivesse à beira de um precipício, a gente empurraria o cara".

Datena fará as pazes com outro desafeto nesta quinta, quando vai narrar o jogo de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, com os comentários de Branco, ex-lateral esquerdo da seleção. O ex-jogador e o apresentador não se falam há 20 anos, desde a Copa de 1994, nos Estados Unidos.

"Na Copa de 1994, a seleção brasileira boicotou a equipe da Band na final, porque nossos comentaristas metiam o pau, que a seleção estava indo muito mal. Os caras passavam pela gente e davam entrevista para o [Pedro] Bial, para o Tino [Marcos] e não falavam com a gente. Dentre eles, estava o Branco, que hoje vai comentar pela Band. Desde aquela época, não troco uma palavra com o Branco. Evidente que o tempo passou, ele não deve ter mágoa e nem eu, porque nunca guardei. Mas vai ser a primeira vez depois de 1994 que vou conversar com o Branco, porque ele vai ser o meu comentarista na abertura da Copa", comemora.

Despedida do esporte

José Luiz Datena recebeu o convite para narrar a Copa do Mundo após a morte de Luciano do Valle, no final de abril. Surpreso, Datena jamais tinha imaginado trabalhar no Mundial, ainda mais como locutor, e considera a oportunidade como sua despedida oficial da cobertura esportiva.

"Jamais pensei que fosse narrar uma Copa do Mundo. Quando fui fazer a credencial, no Itaquerão, confesso que fiquei emocionado de estar voltando. Vai ser mais ou menos uma despedida particular minha. Não pretendo continuar fazendo esporte, mas nunca tive uma despedida assim, para mim, da minha carreira esportiva", diz o apresentador.

Aos 57 anos, Datena fez carreira como repórter esportivo na Globo, Band e Record, até ser deslocado para o jornalismo policial, em 1998, no Cidade Alerta. O retorno ao esporte será curto, apenas durante a Copa, mas o apresentador não pretende continuar apresentando crimes na Band. Cansado do mundo cão, ele quer um programa de entrevistas.

"Quando voltar o Brasil Urgente, depois das oitavas de final, obviamente devo retornar a fazer o programa, porque minha função na Band não é ser locutor esportivo, é apresentar o Brasil Urgente. Sou pago para fazer isso. Quero fazer um talk show ou variedades, um dia esses caras [os diretores da Band] vão me dar esse tipo de programa. Enquanto isso, vou cumprindo meu contrato", afirma.

LEIA TAMBÉM:

Galvão impede renovação de locutores, diz novo narrador da Fox

Sem programa adulto, Xuxa Meneghel não volta ao ar na Globo

Em Família investe em barraco na favela e unhada entre lésbicas

Aguinaldo Silva alfineta Maneco: 'Não sou de guardar história'

Magrela, Adriane Galisteu nega sofrer anorexia, mas esconde peso

De manhã, rádio tem o dobro da audiência da TV aberta em SP


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.