Cobertura internacional
Divulgação
Les Murray e Craig Foster, apresentadores do canal SBS, terão programa diário dedicado à Copa
THELL DE CASTRO
Publicado em 8/6/2014 - 19h06
Atualizado em 11/6/2014 - 15h21
RESUMO: Mesmo o futebol não sendo o esporte preferido dos australianos, emissoras de TV do país enviaram equipes ao Brasil para acompanhar a Copa. Criado para levar informação de saúde aos imigrantes que vivem na Austrália, o canal público SBS, o de audiência menos expressiva, fará a cobertura mais robusta do torneio. Além de exibir todos os jogos, terá um programa diário transmitido do Rio
Imagine uma emissora sem grandes índices de audiência, como a Cultura ou a TV Brasil, transmitindo os jogos da Copa do Mundo, enquanto Globo, SBT, Record e Band continuam com suas programações normais e citam o evento em pequenas reportagens nos telejornais.
É exatamente isso o que vai acontecer na Austrália durante o mundial de futebol que a Fifa abre nesta quinta na Arena Corinthians, em São Paulo. Quem se interessar por futebol e estiver no país vai acompanhar as emoções do torneio pelo canal público SBS, por meio do SBS One, SBS HD e SBS 2. Todos os 64 jogos serão exibidos ao vivo e também on-line.
Por lá, a Copa começa na madrugada desta sexta-feira (13), no SBS One, com Brasil e Croácia. Os jogos da Austrália, cujo time é conhecido como Socceroos, também serão destacados no SBS One: sábado, 14, contra o Chile; contra a Holanda, no dia 19, e, por fim, o esperado duelo contra a Espanha, no dia 24.
O canal terá ainda um programa diário sobre o torneio, o Fifa World Cup Show, apresentado por Les Murray e Craig Foster, às 21h30, ao vivo, no SBS 2, com análises, entrevistas e últimas notícias. A atração será comandada diretamente do Rio de Janeiro.
“Para a Copa, o SBS estará fornecendo mais conteúdo em mais plataformas do que nunca, o que torna a nossa Copa do Mundo maior ainda”, disse o chefe de esportes do canal, Ken Shipp, ao site oficial da emissora.
Apaixonado por televisão do mundo todo, principalmente a inglesa e a australiana, Micael Silva, que trabalha com produções multimídia, explica ao Notícias da TV que a SBS tem grandes motivos para ser o lar do futebol na Austrália desde a estreia do canal, em 1980.
De olho nos imigrantes
“A empresa pública surgiu pela necessidade do governo australiano de difundir informações sobre saúde pública a uma parte considerável da população que é imigrante e não entende inglês fluentemente. O futebol, como o conhecemos, é um esporte distante deles, que preferem a versão de regras locais, bastante parecida com o rugby, além do rugby propriamente dito e do críquete.”
Silva diz que o SBS foi fundamental para levar a Copa do Mundo para mais perto dos imigrantes, além dos australianos abertos a uma nova cultura esportiva. Assim, o canal transmite o mundial de futebol desde 1986, tendo compartilhado os direitos de transmissão com o Channel Nine, em 2002.
Além do SBS, os demais canais australianos também vão dedicar espaços em sua programação à cobertura do torneio.
O Channel Nine está no Brasil desde a chegada dos australianos em Vitória (ES), onde estão concentrados. Já a ABC mandou o correspondente David Mark, que, inclusive, mantém um blog no site oficial do canal, no qual conta o dia a dia da cobertura.
O Channel Seven está representado pelo correspondente Ryan Phelan, que está trabalhando em Vitória, onde a seleção australiana se baseia. Além de reportagens para o canal, o profissional narra suas aventuras no Twitter.
O Channel Ten, em dificuldades financeiras, teve sua cobertura ameaçada, mas também veio ao Brasil. Por fim, na TV paga, a Fox Sports enviou ao país o repórter Murray Shaw. O grupo conta com seis canais e um sistema de streaming online (como o Globosat Play e o Watch ESPN), mas não vai exibir as partidas da Copa.
LEIA TAMBÉM:
Narrador da Copa, Datena já invadiu treino da seleção disfarçado
Galvão impede renovação de locutores, diz novo narrador da Fox
Em Família investe em barraco na favela e unhada entre lésbicas
Em Família: Helena e Virgílio vão ter novas aventuras sexuais
Maquiador defende Scaranzi: Sempre me tratou com carinho
Sem programa adulto, Xuxa Meneghel não volta ao ar na Globo
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Copa do Mundo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.