Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Cobertura internacional

Na Austrália, terra do rugby, TV nanica é a que mais investe na Copa

Divulgação

Les Murray e Craig Foster, apresentadores do canal SBS, terão programa diário dedicado à Copa - Divulgação

Les Murray e Craig Foster, apresentadores do canal SBS, terão programa diário dedicado à Copa

THELL DE CASTRO

Publicado em 8/6/2014 - 19h06
Atualizado em 11/6/2014 - 15h21

RESUMO: Mesmo o futebol não sendo o esporte preferido dos australianos, emissoras de TV do país enviaram equipes ao Brasil para acompanhar a Copa. Criado para levar informação de saúde aos imigrantes que vivem na Austrália, o canal público SBS, o de audiência menos expressiva, fará a cobertura mais robusta do torneio. Além de exibir todos os jogos, terá um programa diário transmitido do Rio

Imagine uma emissora sem grandes índices de audiência, como a Cultura ou a TV Brasil, transmitindo os jogos da Copa do Mundo, enquanto Globo, SBT, Record e Band continuam com suas programações normais e citam o evento em pequenas reportagens nos telejornais.

É exatamente isso o que vai acontecer na Austrália durante o mundial de futebol que a Fifa abre nesta quinta na Arena Corinthians, em São Paulo. Quem se interessar por futebol e estiver no país vai acompanhar as emoções do torneio pelo canal público SBS, por meio do SBS One, SBS HD e SBS 2. Todos os 64 jogos serão exibidos ao vivo e também on-line.

Por lá, a Copa começa na madrugada desta sexta-feira (13), no SBS One, com Brasil e Croácia. Os jogos da Austrália, cujo time é conhecido como Socceroos, também serão destacados no SBS One: sábado, 14, contra o Chile; contra a Holanda, no dia 19, e, por fim, o esperado duelo contra a Espanha, no dia 24.

O canal terá ainda um programa diário sobre o torneio, o Fifa World Cup Show, apresentado por Les Murray e Craig Foster, às 21h30, ao vivo, no SBS 2, com análises, entrevistas e últimas notícias. A atração será comandada diretamente do Rio de Janeiro.

“Para a Copa, o SBS estará fornecendo mais conteúdo em mais plataformas do que nunca, o que torna a nossa Copa do Mundo maior ainda”, disse o chefe de esportes do canal, Ken Shipp, ao site oficial da emissora.

Apaixonado por televisão do mundo todo, principalmente a inglesa e a australiana, Micael Silva, que trabalha com produções multimídia, explica ao Notícias da TV que a SBS tem grandes motivos para ser o lar do futebol na Austrália desde a estreia do canal, em 1980.

De olho nos imigrantes

“A empresa pública surgiu pela necessidade do governo australiano de difundir informações sobre saúde pública a uma parte considerável da população que é imigrante e não entende inglês fluentemente. O futebol, como o conhecemos, é um esporte distante deles, que preferem a versão de regras locais, bastante parecida com o rugby, além do rugby propriamente dito e do críquete.”

Silva diz que o SBS foi fundamental para levar a Copa do Mundo para mais perto dos imigrantes, além dos australianos abertos a uma nova cultura esportiva. Assim, o canal transmite o mundial de futebol desde 1986, tendo compartilhado os direitos de transmissão com o Channel Nine, em 2002.

Além do SBS, os demais canais australianos também vão dedicar espaços em sua programação à cobertura do torneio.

O Channel Nine está no Brasil desde a chegada dos australianos em Vitória (ES), onde estão concentrados. Já a ABC mandou o correspondente David Mark, que, inclusive, mantém um blog no site oficial do canal, no qual conta o dia a dia da cobertura.

O Channel Seven está representado pelo correspondente Ryan Phelan, que está trabalhando em Vitória, onde a seleção australiana se baseia. Além de reportagens para o canal, o profissional narra suas aventuras no Twitter.

O Channel Ten, em dificuldades financeiras, teve sua cobertura ameaçada, mas também veio ao Brasil. Por fim, na TV paga, a Fox Sports enviou ao país o repórter Murray Shaw. O grupo conta com seis canais e um sistema de streaming online (como o Globosat Play e o Watch ESPN), mas não vai exibir as partidas da Copa.

LEIA TAMBÉM:

Narrador da Copa, Datena já invadiu treino da seleção disfarçado

Galvão impede renovação de locutores, diz novo narrador da Fox

Em Família investe em barraco na favela e unhada entre lésbicas

Em Família: Helena e Virgílio vão ter novas aventuras sexuais

Maquiador defende Scaranzi: Sempre me tratou com carinho

Sem programa adulto, Xuxa Meneghel não volta ao ar na Globo

TUDO SOBRE

Copa do Mundo

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.