Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LÉLIA ABRAMO

Vida dura: Atriz da Globo passou fome e sobreviveu a guerra e erro médico

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lélia Abramo (1911-2004) como a personagem Vitória da novela Pão Pão, Beijo Beijo (1983), com camisa branca com laço, em cenário de cozinha

Lélia Abramo (1911-2004) como a personagem Vitória da novela Pão Pão, Beijo Beijo (1983)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/5/2023 - 6h25

Lélia Abramo (1911-2004), atriz da Globo conhecida por ter participado de novelas como Pão Pão, Beijo Beijo (1983), Pai Herói (1979) e Os Ossos do Barão (1973), teve uma trajetória de vida conturbada. Ela chegou a passar fome, sobreviveu à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e ainda enfrentou um sério problema causado por um erro médico. 

A atriz nasceu em São Paulo em 1911, dentro de uma família de militantes políticos e jornalistas. Ela se mudou para a Itália em 1938 para cuidar da saúde, no entanto acabou com problemas muito maiores. 

Lélia tinha cistos no ovário esquerdo e marcou uma cirurgia. Mas o médico que foi escalado para realizar o procedimento cometeu um erro e acabou removendo o ovário direito dela, que estava saudável. A partir daí, a atriz descobriu que não poderia mais ter filhos.

Nos anos seguintes, Lélia ainda teve de enfrentar o terrível período da Segunda Guerra Mundial na Itália. Ela chegou a passar fome e dependeu da ajuda de amigos para sobreviver. 

O retorno ao Brasil só aconteceu em 1958, e Lélia começou a carreira artística aos 47 anos. Ela se destacou na peça de teatro Eles Não Usam Black Tie (1958) e estreou na TV na novela A Muralha (1961), da Cultura. 

Após passar por folhetins das TVs Tupi e Excelsior, Lélia estreou na Globo em Uma Rosa com Amor (1972). O último trabalho dela na emissora foi a minissérie O Tempo e O Vento (1985).

Em seus derradeiros anos de carreira, a artista ainda apareceu em A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), da Manchete. Lélia morreu em 9 de abril de 2004, vítima de embolia pulmonar. 

TUDO SOBRE

Pai Herói


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.