Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAMÍLIA REAL

Velório da rainha Elizabeth 2ª: Como acontece cerimônia fúnebre da família real

REPRODUÇÃO/BBC

Rainha Elizabeth 2ª sentada em frente a uma árvore de natal

Elizabeth durante um discurso de natal; funeral da rainha acontecerá dez dias após sua morte

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 8/9/2022 - 17h07

A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta (8), aos 96 anos, no castelo de  Balmoral, na Escócia. Com o início da operação London Bridge, uma série de protocolos deverão ser seguidos para a realização do funeral da monarca. Conforme o tradicional período de luto britânico, a cerimônia acontecerá dez dias após sua morte.

O dia da morte de Elizabeth é nomeado como Dia D, e todos os dias seguintes serão Dia D1, Dia D2, até o funeral, o Dia D10. Nesta quinta, após o anúncio  feito pelo Palácio de Buckingham, um evento entre Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido, e príncipe Charles, sucessor do trono, foi programado.

Nesta sexta (9), o Dia D1, o Conselho de Adesão se reunirá com Charles para proclamá-lo rei. Um encontro entre a primeira-ministra, o Gabinete do Reino Unido e o novo monarca será realizado e, por fim, todos o trabalhos parlamentares serão suspensos por dez dias.

Nos dias seguintes, Charles embarcará em uma viagem de luto por diferentes países que compõem o Reino Unido. Enquanto recebe moções de condolências de diferentes governantes, o caixão da rainha será transportado para o Palácio de Buckingham e, em seguida, para o Palácio de Westminster.

A partir do Dia D6, Elizabeth ficará por três dias recebendo visitas em Westminster. Os ingressos serão comercializados e o local estará aberto para visitas do público 23 horas por dia.

Nos Dias D8 e D9, Charles receberá familiares estrangeiros da realeza, governadores e primeiros-ministros que participarão do funeral.

Dia D10

O funeral da rainha está previsto para acontecer na Abadia de Westminster, localizada em Londres, na Inglaterra. O local testemunhou momentos marcantes do reinado de Elizabeth --desde seu casamento com o príncipe Philip (1921-2021), em 1947, e até mesmo sua coroação, em 1953. É a primeira vez desde 1760 que o funeral de um soberano acontece em Westminster.

É previsto que a cerimônia conte com a participação de chefes de Estado de todo o mundo. Normalmente, a igreja comporta 2.200 pessoas. No entanto, se assentos extras forem adicionados no local, a Abadia de Westminster poderá comportar mais de oito mil pessoas, assim como ocorreu na coroação de Elizabeth.

Espera-se que a monarca seja sepultada em um enterro privado na Capela de St. George, localizada no Castelo de Windsor, onde Elizabeth passou grande parte de seus últimos anos. Ela será enterrada ao lado do pai, rei George VI (1895-1952), da irmã, princesa Margaret (1930-2002), e do marido, príncipe Philip.

Finalizado o processo, o retrato de Elizabeth ficará pendurado com uma fita preta em todas as prefeituras por um mês, até ser transferido e trocado por um retrato do novo rei.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.