SILVIA BANDEIRA
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
A atriz Silvia Bandeira; ela foi dispensada do elenco da novela Selva de Pedra (1986) e substituída
A segunda versão da novela Selva de Pedra, que foi ao ar na Globo em 1986, contou com Maria Zilda Bethlem no papel de Laura. Mas, originalmente, a atriz não faria essa personagem. Ela foi chamada às pressas para substituir Silvia Bandeira, que estava escalada para a novela e acabou dispensada às vésperas da estreia.
Em Selva de Pedra, Laura era uma personagem fútil e interesseira, uma alpinista social. Tratava-se de uma ex-atriz que havia fisgado o coração do milionário Aristides (Walmor Chagas) e se casado com ele.
Silvia Bandeira havia sido escalada para a personagem. Ela já tinha carreira na Globo: havia sido repórter do Fantástico entre 1975 e 1976 e atuado no humorístico Planeta dos Homens (1979-1981).
A atriz já havia gravado cenas dos primeiros 20 capítulos de Selva de Pedra quando foi dispensada. A princípio, a novela seria dirigida por Walter Avancini (1935-2001), mas ele foi remanejado para outro trabalho na emissora, e Dennis Carvalho assumiu a direção. Ele explicou que alguns personagens tiveram suas nuances modificadas, e por isso trocou alguns atores.
Assim, Silvia Bandeira teve de deixar a novela, e Maria Zilda Bethlem assumiu a personagem. Ela teve apenas dois dias para regravar todas as cenas que a intérprete original já havia feito.
Silvia, no entanto, foi realocada pela Globo. Ela ganhou um papel na novela que sucedeu Selva de Pedra na faixa das 20h da emissora, Roda de Fogo (1986).
Nas décadas seguintes, Silvia seguiu carreira em novelas, com papéis coadjuvantes ou participações especiais. Ela atuou, por exemplo, em Bebê a Bordo (1988), História de Amor (1995), Suave Veneno (1999) e O Beijo do Vampiro (2002).
Também fez novelas na Record, como A Escrava Isaura (2004), Vidas Opostas (2006) e Balacobaco (2012). A atriz hoje tem 73 anos e está sumida da TV. Sua última aparição numa novela foi como a personagem Ana Clara de Sol Nascente (2016).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.