Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CIRURGIA ADIADA

Sertanejo Chrystian morreu de quê? Cantor aguardava transplante de rim havia meses

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Chrystian sorri e usa um chapéu marrom e blusa preta de manga longa

Chrystian em foto publicada no Instagram; ex-dupla de Ralf apresentava problemas de saúde

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/6/2024 - 7h31
Atualizado em 20/6/2024 - 16h19

Morto na noite de quarta-feira (19), o sertanejo Chrystian (1956-2024) teve um choque séptico, de acordo com o Hospital Samaritano, de São Paulo. Ele já apresentava problemas de saúde desde o início do ano. O irmão de Ralf, com quem formou uma dupla sertaneja até 2021, teve um transplante de rim adiado em março para realizar uma cirurgia às pressas no coração.

"O motivo do óbito foi choque séptico (infecção generalizada) em decorrência de pneumonia agravada por comorbidades. A instituição se solidariza com os familiares e amigos", informou o hospital na tarde desta quinta (20).

A morte do artista foi anunciada por meio de uma nota nas redes sociais durante a madrugada. Na tarde de quarta (19), a equipe do cantor havia comunicado o cancelamento de um show por conta da internação em decorrência de um mal-estar.

"Chrystian foi diagnosticado recentemente com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado", afirmaram na nota, sem revelar qual a doença em questão.

Segundo informações da jornalista Fabíola Reipert, do Balanço Geral SP, o sertanejo sentiu uma forte dor no peito. Ele teria sofrido um mal súbito que evoluiu para uma parada cardiorrespiratória.

O veterano foi levado às pressas para o Hospital Samaritano, em São Paulo, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu.

Chrystian tinha um rim policístico, distúrbio hereditário em que um grupo de cistos se desenvolve na região. O cantor havia sido internado em 22 de fevereiro para passar por um transplante. A mulher do artista, Key Vieira, faria a doação do órgão.

No entanto, ele precisou adiar a cirurgia para o fim de ano. Durante exames pré-operatórios, foi constatada a necessidade de sujeitá-lo a um cateterismo. Na época, o cantor contou que ainda precisou colocar dois stents e que, enquanto aguardava a operação, ia retomar a agenda profissional.

Apesar da condição, ele continuou cumprindo seus compromissos. Nas últimas semanas, ele fez shows em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Chrystian havia participado recentemente de uma gravação do The Noite com Danilo Gentili, ao lado de Sergio Reis e Renato Teixeira. O programa foi exibido na madrugada desta quinta (20). O artista também foi ao Programa Silvio Santos em edição exibida no último dia 2.

Despedida

O velório do sertanejo deve ser aberto ao público e acontecerá no Cerimonial Ossel, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, a partir das 11h.

"Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil", valorizou a equipe do artista na nota.

"Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou. Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão. Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos", completou.

Ralf também lamentou a morte do irmão e principal parceiro artístico. "Fizemos sempre o nosso melhor. Diante dos nossos compromissos, infelizmente não conseguimos nos despedir… Mas tenho certeza que nosso Pai te encaminhará na luz junto ao senhor Jesus! Descanse em paz, meu irmão", escreveu no Instagram.

Nascido José Pereira da Silva Neto, Chrystian começou a carreira ainda aos seis anos, quando se apresentava em um clube em Goiânia. Os pais decidiram levar ele e o irmão mais novo para São Paulo, onde teriam mais oportunidades.

A dupla Chrystian e Ralf se separou brevemente no início dos anos 2000, mas os irmãos voltaram a trabalhar juntos com o lançamento do disco De Volta, em 2001. Ao longo da carreira, eles lançaram 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas.

A separação definitiva aconteceu em 2021, quando Chrystian decidiu seguir carreira solo. Ele voltou aos palcos com a turnê Romance e lançou a música Não Dá Pra Ficar Assim.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.