EM PROGRAMA NA BAND
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Silvia Poppovic e Palmirinha Onofre em fotos publicadas no Instagram; apresentadora lamentou morte
Em 1993, Silvia Poppovic lançou um quadro em seu programa na Band, o chamado Criei Meus Filhos Sozinha. Ela queria abordar a história de mulheres que conseguiram sustentar a casa apesar de todos os empecilhos. Palmirinha Onofre (1931-2023), então com 63 anos, foi uma das primeiras convidadas.
A culinarista, que nunca havia aparecido na TV, levou algumas empadinhas para presentear a produção. Silvia provou a receita e ficou encantada. Ela espalhou o talento daquela mulher para a cozinha aos quatro cantos, e, poucos meses depois, Ana Maria Braga convidou Palmirinha para fazer participações em seu programa na Record, o Note e Anote (1991-2005).
Por isso, quando a morte da culinarista foi anunciada neste domingo (7), Silvia quis prestar as próprias homenagens. "Perdemos hoje a chef que tive a honra de descobrir e apresentar aos brasileiros pelas deliciosas empadinhas que preparava", declarou Silvia, em suas redes sociais. "Depois disso [a participação no programa], ela ocupou espaço na TV com sua simpatia, doçura e receitas muito simples e gostosas. Descanse em paz, Palmirinha", completou a ex-Band.
Palmira Nery da Silva Onofre nunca imaginou onde as empadas a levariam. Ela trabalhava com alimentação, fornecendo comida para festas e casamentos, mas só presenteou Silvia por prazer. Naquele dia, ela só pensava em contar como se virou para criar as três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, sozinha após a separação do marido --que, como revelou mais tarde, a agredia física e verbalmente.
"Pedi para colocarem no camarim, porque eu gosto de presentear as pessoas. Só que quando ela terminou a entrevista comigo ela falou ‘olha o que a Palmira faz. Ela faz jantares, faz coquetéis, faz tudo'. Foi onde virou esse auê!", relembrou a veterana, em entrevista cedida ao portal Terra em 2012.
Ela fez participações no programa de Ana Maria Braga --que, aliás, também lamentou a morte nas redes sociais-- por quatro anos. Depois, virou colabora do Mulheres e do Pra Você, da Gazeta. Só conseguiu seu primeiro programa solo em 2000, abandonando-o por vontade própria dez anos depois.
Ela ainda fez o Programa da Palmirinha entre 2012 e 2015, na Fox Life. Foi lá que teve uma das primeiras crises mais intensas de infecção urinária, mas as coisas pioraram mesmo em 2020.
A apresentadora chegou a ser internada três vezes em menos de dois meses. A situação se acalmou, mas ela voltou ao hospital em 11 de abril. A morte foi anunciada na manhã deste domingo (7) por familiares nas redes sociais. Segundo eles, a causa foi complicações decorrentes de um problema renal crônico.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.