INFORMAÇÃO FALSA
REPRODUÇÃO/SBT
Regina Duarte em entrevista ao Fofocalizando; atriz compartilhou informações falsas na web
Uma das publicações de Regina Duarte em seu perfil oficial do Instagram recebeu um selo de "informação falsa". A atriz informou erroneamente que o governo federal teria dificultado doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Ela já havia sido advertida em janeiro por compartilhar fake news sobre a vacinação contra a Covid.
A veterana havia dito que não conseguia "entender por que razões o governo brasileiro não aceita ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul" ao compartilhar um vídeo com fake news na segunda (13).
O internauta que acessar a publicação vê apenas um fundo preto com os dizeres "Informação falsa. Checada por verificadores de fatos independentes".
Regina foi criticada nos comentários. "Deixa de dizer tanta mentira", escreveu Sonia Pinto. "Você decepcionou boa parte dos brasileiros. Fique quietinha", continuou Lucia Helena.
Veja a publicação de Regina:
A Meta, que administra o Instagram, redireciona para uma reportagem da Agência Lupa, desmentindo que o governo federal tenha rejeitado doações de Portugal para o Sul.
Além do selo, a empresa também faz uma filtragem para impedir que a publicação seja encontrada por meio de seus sistemas de busca --como a aba Explorar ou por hashtags. Em alguns casos, a visibilidade do perfil também é diminuída.
O Instagram também pode remover a publicação ou até mesmo suspender a conta responsável pela propagação de fakes. Se alguém tentar mencionar um desses perfis, receberá um aviso de que foi publicada uma informação falsa.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.