Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INDENIZAÇÃO POR DANOS

Quem paga o jantar? Justiça condena blogueiro que fez piada com Caio Castro

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Caio Castro em foto de divulgação de Todas as Flores

Caio Castro: ator de Todas as Flores (2022) ganhou indenização por ter sido exposto na internet

IVES FERRO e LI LACERDA

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 21/6/2023 - 7h00

Caio Castro venceu o processo que movia contra o influenciador Cardoso Mundo, que fez piada por causa da infame declaração do ator sobre pagar ou não a conta de um jantar. A Justiça de São Paulo condenou o podcaster a pagar R$ 12 mil de indenização por danos morais e apagar qualquer conteúdo que envolva o artista em suas redes sociais. O Notícias da TV procurou o ator, que agradeceu o contato, mas não quis se pronunciar.

A reportagem teve acesso à decisão judicial de 6 de junho. A defesa de Caio pediu inicialmente R$ 30 mil, mas a Justiça reduziu o valor. A ação decretou que o ator de Todas as Flores (2022) "teve a imagem ofendida" pelas palavras do comunicador, obrigado a publicar um vídeo de retratação no Instagram.

Os advogados do também piloto levaram questionamentos sobre o significado da masculinidade nos documentos da ação. A equipe de Castro indagou "o que era ser macho ou homem alfa" e repudiou declarações preconceituosas de Cardoso Mundo sobre a vestimenta do cantor Vitão.

Já o outro lado alegou ter "direito constitucional à livre manifestação do pensamento", e sustentou que não representou ofensa moral ao galã das novelas da Globo. "Há ausência dos requisitos caracterizadores do dano e do
consequente dever de indenizar", disse a defesa do influenciador.

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Caio Castro podcast

Caio Castro no podcast Sua Brother, em junho de 2022

O fato de que Cardoso Mundo ganhou popularidade após criticar Castro agravou a decisão judicial. O empresário oferece cursos e mentorias para as "leoas" --como ele nomeia mulheres que fazem parte de suas aulas--, e passou a criar conteúdos para as redes sociais sobre valorização feminina.

Ele promete ajudar mulheres a "curar os traumas do passado, viver um relacionamento com reciprocidade, amor, respeito e encontrar o seu verdadeiro propósito de vida". Cardoso também é terapeuta e aconselha homens a tratarem melhor suas parceiras.

Relembre o caso

Em 26 de julho de 2022, Cardoso Mundo criticou Caio Castro e o desafiou a ser "macho de verdade" por conta das declarações dele no podcast Sua Brother, no YouTube. Durante a entrevista, o ator deu sua opinião sobre relacionamentos e recebeu críticas negativas pelo posicionamento.

"Tem uma diferença entre você pagar a conta e você ter que pagar a conta. Me incomoda muito, que é o que eu não quero, essa sensação de eu ter que sustentar, de eu ter que pagar. Eu não tenho que porra nenhuma, para começar", afirmou Castro na ocasião.

Em tom ofensivo, o blogueiro fez um vídeo no Instagram e comparou o ator com o cantor Vitão. "Essa nova leva de homens que podem vestir sutiã, espartilhos, sair tirando fotos por aí, andar na rua. Inclusive, você tem que ensinar seu homem a se vestir, minha filha, e se libertar! Porque ele pode usar sutiã a hora que ele quiser", ironizou ele.

Mundo ainda acusou Castro de não respeitar as mulheres: "Um cara de 30 e tantos anos, que se veste igual moleque e fala igual moleque, você vai esperar qual tipo de atitude dele? Cada dia que passa está mais difícil para você que é mulher, porque você vê homens fugindo de mínimas responsabilidades".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.