Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOITE FELIZ?

Quebre a internet: Sete receitas para quem está cansado de postar foto do peru

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Edson Celulari como Nero em cena de Fuzuê segurando um prato com um pedaço de ave natalina

Nero (Edson Celulari) serve um prato de ave natalina em merchan de Fuzuê: clássico revisitado

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 23/12/2023 - 14h00

O Notícias da TV já ensinou onde encontrar deliciosos perus para fazer a avó engasgar na ceia de Natal. A ave é um clássico natalino, mas se torna cada vez mais alvo de um processo de desconstrução. Em épocas em que tudo que é sólido desmancha no ar --principalmente temperos químicos em tablete--, a "noite feliz" tem ficado cada vez mais diversa.

A polêmica em torno da uva passa tem dado lugar a novas questões no tribunal das pequeníssimas causas da internet. Recentemente, uma senhora ganhou as redes fazendo a versão vegetariana de um megazord natalino --o Turducken.

Trata-se de um monólito de carne sem qualquer respeito ao conceito filosófico de Deus em que um peru é recheado com um pato que, por sua vez, é estufado com uma galinha. A versão vegetariana é o Tofuken.

Para se manter dentro das principais tendências, é necessário tornar essa discussão cada vez mais decolonial. Trazer o lugar de fala da ceia de Natal para a realidade brasileira --cada dia mais surreal, a ponto de o Abaporu já aparentar ter o bigode de Salvador Dalí (1904-1989).

Julia Child (1912-2004) dá lugar a Lora com seu bar icônico ou as receitas únicas preparadas por Inês Brasil. Afinal, então é Natal, e o que você fez --para o almoço? 

Peru revisitado

Obviamente, exigir que o brasileiro tire o peru da boca justamente no Natal é uma tarefa tão difícil quanto os 12 trabalhos de Hércules. Uma sugestão é inovar no preparo da ave --chester!--, como fez a renomada Pizzaria Bate-Papo em Guarujá, no litoral de São Paulo.

O estabelecimento ficou conhecido pelas pizzas com tamanhos faraônicos e também por oferecer uma versão que vem com um frango assado no centro. O galináceo pode ser substituído pelos primos peru, chester ou até mesmo por um lombinho na noite feliz.

Veja a receita aqui!

Grelos

A origem do arroz de grelos --sim, este é o nome mais conhecido-- é um tanto incerta. Estima-se que veio do norte de Portugal e da região da Galícia na Espanha. A Lora, um dos novos ícones da gastronomia nas redes sociais, inovou ao colocar um ingrediente secreto no prato --o xupixupi (catchup). 

Os métodos pouco convencionais da Lora, como fazer um misto-quente em uma panela com óleo queimado, se tornaram febre no Twitter e no TikTok.

Veja a receita aqui!

Macarrão na pressão

Uma heroína anônima ganhou as redes sociais com a sua receita um tanto peculiar de macarrão na panela de pressão. Ela começa com ingredientes mais convencionais, como frango e molho de tomate, mas vai incluindo cada vez mais camadas de sabores --com direito ao óleo que sobrou da fritura de bacon.

A receita foi apelidada de infarto na panela de pressão, já que contém uma quantidade de sódio capaz de regularizar o organismo da população de Caraguatatuba.

Veja a receita aqui.

Morda o pepino

Kéfera Buchmann provou que, às vezes, é necessário apenas cinco minutos para entrar para a história. A influenciadora deu uma receita para quem quer comer um docinho sem sair da dieta. Em vez de simplesmente fazer a gelatina, ela jogou o pó em cima de um pepino. 

Veja a receita aqui!

I love you, Corote

Não sabe o que fazer com aquela cidra de R$ 5 que veio na cesta de Natal como recompensa por ter feito sua empresa ter faturado milhões? Um dos ícones dos não-binários, Belle Belinha recentemente ensinou como fazer um miojo com Corote --aguardente adicionado de sabores bastante naturais, como azul de mirtilo.

Veja a receita aqui.

Pode pôr pó?

O purê de batata é um clássico da mesa brasileira, mas um vídeo com um toque especial viralizou no Kwai. Trata-se de uma batata que ganha uma camada de sabor extra com leite de coco e suco em pó --sabor uva, mas pode ser o da sua preferência. Fica delicioso, disse a própria autora diante de um prato com cor de césio 137.

Veja a receita aqui.

Suíça Francesa

Inês Brasil infelizmente não deu as caras em A Fazenda mais um ano, obrigando Márcia Fu a carregar o reality nas costas. A cantora viraliza todo final de ano não só por oferecer uma garrafa de dois litros de refrigerante, mas também o seu clássico: o arroz com tomate da Suíça Francesa. O truque? Alho, que é bom para "derrame e qualquer nervosismo".

Veja a receita aqui.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.