TUBERCULOSE GANGLIONAR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Simaria Mendes em entrevista à Globo; cantora reduziu rotina de shows após descobrir doença
Simaria contou nesta terça (28) que vive em alerta depois de ter sido diagnosticada por suas vezes com a tuberculose ganglionar. A doença tem um tratamento parecido com a tuberculose comum --com uso de antibióticos por, pelo menos, seis meses--, mas corre o risco de se tornar sistêmica. Por isso, a cantora aprendeu a ouvir o próprio corpo e respeitar os seus limites para evitar episódios mais graves.
"Se fico sem comer, se eu durmo no horário errado, tudo isso implica para que minha imunidade caia e a tuberculose possa voltar. Por isso, reduzi a quantidade de shows e tive todo o cuidado. Mas tudo isso foi repensado quando tive a doença pela segunda vez em 2019", explicou a artista, em entrevista à revista Quem.
A irmã de Simone Mendes chegou a ficar internada no Hospital Sírio-Libanês, em 2018, para dar início ao tratamento, "Me mudei para São Paulo, porque a minha saúde necessitava de um hospital bom, e eu estava numa situação muito, muito difícil", lamentou.
Simaria explicou que a agenda de shows a atrapalhava a cuidar da saúde e, consequentemente, fazia com que a sua imunidade baixasse:
Era insano. Hoje, quando eu olho, falo: 'Como conseguia fazer, e minha irmã e tantos outros artistas ainda continuam nessa loucura de 30 e tantos shows por mês? Como eles conseguem fazer isso? Acaba com o corpo, com a alma, com tudo.
A turnê também mexia com o emocional dela, que precisava se afastar dos filhos Giovanna, de dez anos, e Pawel, de sete. "Quantas vezes entrei no avião chorando de saudade dos meus filhos. Desde a morte do Cristiano Araujo [1986-2015], eu me perdi completamente. Eu chorava e dizia: 'o que estou fazendo nesse ônibus?', completou ela.
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose não afeta somente os pulmões. Ela pode atacar também as cadeias cervicais, na altura da garganta, em que os gânglios da região passam a ter uma consistência endurecida e podem até fistular. Por isso, essa versão da doença recebe o nome de ganglionar.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre BBB 23, novelas, celebridades e televisão:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Simaria Mendes
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.