Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESCLEROSE MÚLTIPLA

Procurada para publicidade, Ana Beatriz Nogueira se recusa a faturar com doença

Ana Beatriz Nogueira no Encontro, em novembro de 2018; atriz recusa publicidade em cima de doença  -

Ana Beatriz Nogueira no Encontro, em novembro de 2018; atriz recusa publicidade em cima de doença

REDAÇÃO

Publicado em 22/7/2019 - 8h35
Atualizado em 22/7/2019 - 8h40

Diagnosticada com esclerose múltipla desde 2009, a atriz Ana Beatriz Nogueira revelou que se recusa a faturar com a doença autoimune (que pode afetar os nervos, a sensibilidade do corpo e a coordenação motora). Desde que revelou ser portadora de EM, em fevereiro de 2018, Ana tem recebido convites de laboratórios farmacêuticos para anunciar remédios e dar palestras patrocinadas.

"Não quero ganhar dinheiro com isso", diz a atriz, de acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. Atualmente, Ana Beatriz mantém um blog chamado Qual é o Pensamento?, para falar sobre a doença e trocar experiências com outros portadores de esclerose múltipla. Na introdução do site, ela reforça que não receita e nem sugere nenhum tipo de medicamento porque seria irresponsável de sua parte.

"Existem muitos relatos na internet sobre as dificuldades de enfrentar a EM. Não vamos deixar de falar disso, no entanto, acredito que podemos tentar ter uma visão positiva: o que nos ajuda no dia a dia, os pequenos truques, dicas, tudo o que auxilia na melhora da qualidade de vida", escreveu a atriz de O Sétimo Guardião (2019).

Em seu blog, Ana Beatriz procura fazer reflexões relacionadas a arte, que sempre a ajudou a lidar com a doença. "Convido vocês a lerem e comentarem. Sempre que possível, passarei por aqui para respondê-los", conclui a introdução de seu site.

Ana Beatriz Nogueira vai estrear em setembro a peça Menos um Dia, uma adaptação de um conto pouco conhecido da escritora Clarice Lispector. Neste segundo semestre, a atriz também vai dividir os palcos de teatro com Alinne Moraes, no espetáculo Relâmpago cifrado, de Gustavo Pinheiro. A peça será dirigida por Leo Netto.

Esclerose múltipla 

Em fevereiro de 2018, Ana Beatriz Nogueira revelou que, desde 2009, sofre de EM. A atriz de 50 anos teve surtos enquanto gravava Caminho das Índias (2009) e contou, na época, que foi muito difícil receber o diagnóstico: "Achei que era o fim", disse, em entrevista ao jornal O Globo.

Ana Beatriz começou a ter sintomas da doença em casa, quando sentiu sua visão se duplicar e não conseguia ler as legendas de um filme, durante a madrugada. Na festa de lançamento de Caminho das Índias, ela precisou de ajuda para se deslocar.

A atriz já tinha um bom prognóstico de vida. Atualmente, ela mantém a síndrome sob controle. "Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica", afirmou, em 2018.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.