Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Contrato com banco

Jornalista Dony De Nuccio quebra Código de Ética e leva bronca da Globo

REPRODUÇÃO/GLOBO

Dony De Nuccio no comando do Jornal Hoje na sexta-feira (19); jornalista foi advertido por infringir Código de Ética - REPRODUÇÃO/GLOBO

Dony De Nuccio no comando do Jornal Hoje na sexta-feira (19); jornalista foi advertido por infringir Código de Ética

GABRIEL PERLINE

Publicado em 22/7/2019 - 5h10
Atualizado em 22/7/2019 - 15h57

Sem avisar a Globo, Dony De Nuccio assinou um contrato polpudo com a Bradesco Seguros e se tornou o rosto do banco em vídeos utilizados para treinamentos de funcionários e em eventos com clientes. A atitude do apresentador do Jornal Hoje é uma violação ao Código de Ética e Conduta do Grupo Globo, distribuído aos funcionários.

O Notícias da TV teve acesso a alguns dos vídeos em que Dony aparece. Neles, o jornalista da Globo usa o pronome "nossos" para se referir aos clientes da empresa.

"Pois é, mais uma vez a Bradesco Vida e Previdência sai na frente e lança um novo plano de Previdência Privada que traz muito mais facilidade para nossos clientes", diz o apresentador do Jornal Hoje.

Dentro do Código de Ética e Conduta da emissora, existe um capítulo intitulado Conflito de Interesses, no qual consta um parágrafo que deixa claro e explícito que atitudes como a de Dony De Nuccio não são permitidas. 

Dony De Nuccio em cena de um dos vídeos que gravou para a Bradesco Seguros (Foto: Reprodução)

"É vedado a qualquer Integrante usar a visibilidade ou o prestígio do Grupo Globo, assim como seu cargo ou função para influenciar alguém ou obter vantagem pessoal, seja patrimonial ou de outra natureza", diz o Código.

Após um pedido de posicionamento da Globo sobre o caso, Dony De Nuccio entrou em contato com a Bradesco Seguros e pediu para que todo o material em que ele aparecia fosse retirado de todas as plataformas e deixasse de ser utilizado.

A Globo confirmou que o apresentador do Jornal Hoje não havia informado seus superiores sobre seu contrato com o banco, e o advertiu sobre o seu ato, reforçando que ele jamais poderia ter participado deste tipo de produção. Confira a nota enviada pela assessoria de imprensa da emissora:

"Dony de Nuccio informou que há cerca de um ano participou de uma produção audiovisual voltada exclusivamente para o treinamento de funcionários, com proibição expressa de que fosse exibida para clientes ou em televisão aberta ou fechada, rádio ou internet. Jamais se tratou de ser 'o rosto' de nenhuma empresa. O contratante honrou o contrato e nada fez de errado. Ele não consultou a TV Globo a respeito.

Dony afirmou que, diante do fato de que parte da produção se tornou pública, entrou em contato com o contratante para que o trabalho não seja mais utilizado. E que doará o cachê recebido à instituição de caridade. Dony disse que fez o vídeo por acreditar que não se tratava de publicidade, já que não se destinava a clientes ou ao público. Com o esclarecimento de Dony e as providências que ele próprio tomou, a Globo considera o caso encerrado. Alertou, contudo, o apresentador para o fato de que seu entendimento sobre a possibilidade de fazer esse tipo de produção está errado."

A Bradesco Seguros confirmou, por meio de contato telefônico com sua assessoria de imprensa, que retirou todos os vídeos de suas plataformas internas e não cobrará nenhuma multa do jornalista pelo pedido de suspensão do conteúdo.

Às 15h57 desta segunda-feira, a reportagem recebeu a seguinte nota da Bradesco Seguros. "A Bradesco Seguros informa que a produção de conteúdo com o jornalista teve o objetivo exclusivo de treinamento interno de funcionários, e que a empresa não autorizou a veiculação em canais externos e em eventos para clientes."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.