Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RETRATAÇÃO

Processada, Luísa Sonza se desculpa: 'Reprodução do racismo estrutural'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Luísa Sonza em foto tirada de cima para baixo, com os olhos semicerrados

Luísa Sonza pediu desculpas não apenas à mulher que abriu processo, mas a toda a comunidade

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 5/10/2022 - 23h12

Luísa Sonza pediu desculpas publicamente após ser acusada de racismo. Em um longo texto de retratação compartilhado nas redes, a artista admitiu os próprios erros e disse que seu pronunciamento era importante não apenas enquanto pessoa, mas também para toda a sociedade. "Reprodução do racismo estrutural", definiu.

"Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram em 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi para Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção", começou o texto, que foi escrito não apenas por Luísa, mas também pela própria Isabel. 

"Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural", disse.

Na sequência, ela lembrou que publicações de sua equipe a respeito do assunto não eram relacionadas ao caso em si, e sim à forma como a situação foi passada na mídia. Luísa afirmou que veículos teriam publicado "fake news" envolvendo um suposto tapa da cantora em uma pessoa preta, o que nunca aconteceu.

"Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessoria não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020. As referidas publicações foram em defesa às informações que eram divulgadas pela mídia de forma distorcida dos fatos narrados no processo", disse.

Luísa também pontuou que Isabel, em nenhum momento, quis notoriedade. "As publicações não se referiam à pessoa da Sra. Isabel. Ainda, considerando que o racismo estrutural impacta o psicológico de um indivíduo, entendo como importante esse passo para que haja a conscientização e reflexão não só minha, como da sociedade. Por fim, ratificando o que foi exposto acima, reitero meu pedido de desculpas à Sra. Isabel", disse.

Pronunciamento

Além do texto de retratação, Luísa se pronunciou em frente à câmera do celular e desabafou longamente acerca do assunto, reiterando cada ponto da publicação. A artista disse que o texto passou por Isabel justamente para que ela se sentisse o mais confortável possível com o pronunciamento.

A cantora afirmou também que lamenta profundamente a educação envolvida em racismo estrutural em que vive e disse que, ainda na Justiça, reconhece que causas semelhantes sempre tendem a favorecer pessoas brancas. Veja o pronunciamento completo abaixo.

Entenda o caso

Em 2018, enquanto Luísa se apresentava em um festival gastronômico em Fernando de Noronha (PE), a advogada Isabel Macedo de Jesus se aproximou do palco para assistir ao show. Em dado momento, a cantora se aproximou, tocou no ombro da mulher para pedir um favor.

De acordo com o boletim de ocorrência ao qual o Notícias da TV teve acesso,  Luísa teria dito "me arruma uma água, aí". O documento continua: "Isabel, que se considera negra, no momento ficou paralisada, sem reação". Na sequência, diante do silêncio, Luísa perguntou se Isabel trabalhava no local. Em resposta, "Isabel questionou: 'O que te faz pensar que trabalho aqui?'. Luísa respondeu que 'não é isso que ela estava pensando'", dizia o boletim de ocorrência.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.