Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Primeiro Bozo do Brasil, pastor Wanderley Tribeck morre aos 73 anos

REPRODUÇÃO/FACEBOOK E SBT

Wanderley Tribeck na igreja e vestido como Bozo, no The Noite

Wanderley Tribeck na igreja e vestido como Bozo; pastor morreu após suspeita de infarto

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/6/2024 - 11h49
Atualizado em 19/6/2024 - 12h00

Wanderley Tribeck, também conhecido como Wandeko Pipoca, morreu na terça (18), aos 73 anos. Marcado como o primeiro palhaço Bozo do Brasil, o pastor foi levado às pressas para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camburiú, com suspeita de infarto, mas não resistiu.

De acordo com o veículo Click Camboriú, ele se sentiu mal durante a tarde e foi brevemente socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao chegar à unidade de saúde, o pastor recebeu os primeiros socorros, mas morreu por volta de 23h.

Na década de 1980, Wanderley ganhou o apreço das crianças de todo o Brasil ao se tornar o primeiro Bozo do país. O intérprete foi escolhido a dedo pelo próprio Larry Harmon (1925-2008), dono da franquia estadunidense do palhaço, com a ajuda de Silvio Santos.

Contratado pela TVS, estreou seu programa em setembro de 1980. Comandou também o dominical Silvio Santos e Bozo, em que interagia com o dono do SBT na atração.

Com o sucesso, vários atores passaram a interpretar o personagem no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Salvador e em São Paulo--como foi o caso do apresentador Luís Ricardo.

Em entrevista ao The Noite em 2021, Wanderley alegou que não havia concordado com a proposta. "Eu pedi pra sair. Eu estava aqui [em São Paulo] fazendo um show de Bozo, e tinha quase 1 milhão de pessoas. Fechou a Marginal toda. Aí o outro Bozo estava no Rio de Janeiro, e começaram as críticas: 'O verdadeiro está aqui, e o falso foi pra lá'", contou, na época.

Após deixar o SBT, em 1982, Wanderley comandou atrações nas TVs Record e Gazeta, retomando seu personagem Wandeko Pipoka.

Posteriormente, Wanderley seguiu a carreira de pastor evangélico e pregava na Assembleia de Deus de Criciúma, em Santa Catarina. Em sua última publicação nas redes sociais, ele recebeu apoio de fiéis e mensagens de carinho.

"Pastor Wanderley, tive a honra de conhecê-lo no domingo (16), e comprar seu livro. Cm certeza irei ler com muito carinho. Que Deus te receba, pois era um homem de Deus", escreveu Thaís Sena. 

"Colhendo frutos preciosos para o Reino até o último dia de sua vida, verdadeiramente um servo do Senhor que tive o prazer e o privilégio de contar como amigo", comentou o pastor Nilson Augusto. "Descanse em paz, meu amigo. Que dia triste", lamentou o internauta Diego Batista.

Em nota, o SBT também prestou homenagem ao artista: "Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão vem a público agradecer Wanderley pelo pioneirismo do início do SBT, construindo e pavimentando uma estrada de muito sucesso na história da emissora, que marca gerações e gerações com seus programas infantis. Pedimos que Deus conforte os corações de sua esposa, seu filho e netos. Estamos certos de que ninguém jamais se esquecerá do primeiro intérprete do tão amado palhaço Bozo".

TUDO SOBRE

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.