Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TECNOLOGIA IMPRESSIONOU

Futurista há 25 anos, Explode Coração estreia no Globoplay como pré-histórica

Júlio Falcão (Edson Celulari) em cena de Explode Coração (1995) em frente a um computador antigo

Júlio Falcão (Edson Celulari) em cena de Explode Coração (1995); novela deu destaque a chats pela internet

REDAÇÃO

Publicado em 22/6/2020 - 5h27

Em 1995, quando Explode Coração foi ao ar pela primeira vez na Globo, coisas como internet, celular e computadores ainda eram tecnologias muito recentes no Brasil e restritas à população mais rica. Por isso, a novela foi considerada inovadora e até visionária ao retratar a tecnologia na história de um casal que se conhece online. Mas hoje, quando a novela estreia no Globoplay, muito do que é mostrado já ficou ultrapassado.

O romance central acontece entre Dara (Tereza Seiblitz), uma cigana que vive na Espanha, e Júlio Falcão (Edson Celulari), um empresário brasileiro. Os dois se conhecem por meio de um programa de computador em que pessoas de qualquer parte do mundo podem conversar.

Para escrever a novela, a própria autora, Gloria Perez, usou chats em seu computador e conversou com pessoas que se relacionavam amorosamente pela internet com pessoas que não conheciam.

O que atualmente parece absolutamente trivial, na época era algo totalmente fora do comum, difícil de imaginar. Soava até inverossímil. A atriz protagonista, Tereza Seiblitz, não tinha computador em casa, por exemplo.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, estimava-se, na época da estreia de Explode Coração, que 50 milhões de pessoas usassem a internet no mundo inteiro, aproximadamente a mesma quantidade de brasileiros que assistiam à novela das nove todos os dias. Isso dá uma dimensão de como a web ainda era algo primitivo.

As telas dos computadores dos personagens mostravam o layout do chat em que os protagonistas conversavam e telas do antigo Windows 95 --coisa que quem viveu aquela época encara com certa nostalgia, mas quem nem era nascido certamente consideraria como algo pré-histórico.

Para o público e os críticos que acompanhavam Explode Coração em 1995, no entanto, o uso desses apetrechos na trama foi visto com certa desconfiança. A autora foi ridicularizada por quem não acreditava que a tecnologia exibida faria parte da realidade do mundo todo alguns anos depois.

Tablet usado na abertura de Explode Coração: tecnologia era futurista demais na época

Abertura visionária

A vinheta de abertura de Explode Coração ousava ainda mais ao retratar avanços da tecnologia. Enquanto computadores já eram conhecidos, artigos como tablet e tela touch screen eram ainda apenas devaneios da imaginação de Hans Donner.

Na sequência de abertura, um homem assistia a um vídeo de dançarinas ciganas. Pela tela de seu tablet, ele "congelava" algumas cenas.

No final, a principal tecnologia ainda não está disponível para a realidade de 2020: o personagem fazia um download da bailarina de vermelho (interpretada por Ana Furtado), que aparecia fisicamente na frente dele, como num teletransporte.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.