Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Stalkers

Perseguir artistas dá cadeia e inspira série; veja vítimas famosas

AGNEWS

Sophia Abrahão durante gravação do Altas Horas, da Globo; atriz já foi perseguida por fã e desabafou na internet - AGNEWS

Sophia Abrahão durante gravação do Altas Horas, da Globo; atriz já foi perseguida por fã e desabafou na internet

JOÃO DA PAZ e PAULO PACHECO

Publicado em 7/11/2014 - 13h22
Atualizado em 9/11/2014 - 7h00

Crime nos Estados Unidos, perseguir famosos também pode dar cadeia no Brasil, embora ainda não seja caracterizado como um crime específico. A prática, chamada stalking, originou a série Stalker, que estreia na próxima quinta-feira (13) no Universal Channel. Na produção, uma equipe da polícia de Los Angeles investiga crimes (até assassinatos) cometidos por perseguidores. As atrizes Sophia Abrahão e Cleo Pires e a ex-panicat Dani Bolina já sofreram com fãs obcecados. As cantoras Madonna e Rihanna também foram vítimas de perseguição.

O stalking é considerado pela legislação norte-americana um agravante de outros crimes. A pena vai de simples multa até prisão perpétua. No Brasil, a perseguição a famosos não é crime, e sim uma contravenção penal. O infrator pode pegar de 15 dias a dois meses de prisão ou pagar multa, porém pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha, contra violência à mulher, ou Lei Carolina Dieckmann, contra crimes virtuais.

A proposta de reforma do Código Penal, em tramitação no Congresso Nacional, prevê a criminalização do stalking, com pena de até seis anos de prisão. A mudança foi aprovada pelo Senado em 2012, mas segue na Câmara dos Deputados.

Confira dez famosos que já sofreram com perseguição de fãs:

Rebecca Schaeffer como Patti Russell em My Sister Sam (Foto: Divulgação/CBS)

Rebecca Schaeffer

Estrela adolescente da TV norte-americana no final da década de 1980, Rebecca estampava capas de revistas, atuava no cinema e protagonizou a famosa série de TV My Sister Sam (1986-1988). Foi assassinada a tiros na porta da casa em 1989 por um fã obcecado, Robert Bardo, que acabou sentenciado à prisão perpétua. O caso inspirou a série Stalker.

Sophia Abrahão na festa de lançamento da novela Alto Astral, da Globo (Foto: AgNews)

Sophia Abrahão

Atriz da Globo e ex-Rebelde, novela da Record, ela sofreu com um perseguidor em 2013, quando estava no elenco de Amor à Vida. Um admirador descobriu o telefone dela e passou a telefonar sem parar. Sophia Abrahão se irritou e desabafou nas redes sociais. "Por favor! Pare de me ligar? Está ficando bem chata e séria a situação!", escreveu no Twitter.

Jodie Foster como Rhodes Delacourt em Elysium, filme de 2013 (Foto: Divulgação)

Jodie Foster

O criminoso John Hinckley Jr. decidiu atirar no ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan só para impressionar a atriz Jodie Foster, que admirava excessivamente. A tentativa de assassinato aconteceu em 1981, e Hinckley foi absolvido por insanidade mental. Hoje, com 59 anos, ele está em um hospital psiquiátrico na capital norte-americana, Washington.

Ingrid Guimarães em cena do filme De Pernas Pro Ar 2, em 2013 (Foto: Divulgação)

Ingrid Guimarães

Em 2013, a atriz foi ameaçada por um fã obecado que não havia conseguido tirar uma foto com ela. Ingrid Guimarães foi salva pelo próprio fã-clube, que a alertou nas redes sociais. "Meus fã-clubes são muito unidos e sempre me mandam coisas pelo Twitter. Eles descobriram que tinha um fã com raiva querendo se vingar de mim, mas depois passou. Ainda bem", disse.

Halle Berry interpreta uma astronauta na série Extant (Foto: Divulgação/CBS)

Halle Berry

O stalker da atriz Halle Berry, Richard Franco, invadiu a casa dela três vezes, situação também retratada na nova série da TV paga. Na última ocasião, quando estava na garagem, a estrela da franquia X-Men encarou o fã. Após denúncia, Franco foi sentenciado em 2012 a cumprir 386 dias na cadeia e cinco anos de liberdade condicional.

Dani Bolina em camarote da escola de samba Unidos de Vila Maria (Foto: AgNews)

Dani Bolina

Em 2013, um fã criou perfis falsos da ex-panicat no Instagram e no Facebook e passou a ligar constantemente para ela. A modelo se enfureceu e xingou o rapaz, inclusive com palavrões. "Mandei tomar no c* para baixo. Esse menino está me perseguindo e isso está ficando sério!", desabafou a musa no Twitter.

A rainha do pop Madonna em show no Super Bowl de 2012 (Foto: Divulgação/NFL)

Madonna

No começo dos anos 1990, Robert Hoskins ameaçou cortar a cabeça da cantora Madonna se ela não aceitasse seu pedido de casamento. Hoskins invadiu a casa da rainha do pop inúmeras vezes. Em testemunho para a polícia, Madonna disse que vivia pesadelos com a constante perseguição. O stalker foi detido em 1995 e condenado a dez anos de prisão.

A atriz Bárbara Borges na novela Balacobaco, da Record, em 2012 (Foto: Divulgação)

Bárbara Borges

A atriz da Record já sofreu na internet perseguição de um fã que criou uma perfil falso dela no Twitter, em 2010. Na rede social, ele, fingindo ser ela, fazia sorteios, interagia com outros famosos e até telefonava para pessoas próximas da atriz, que a alertaram dizendo que tinham recebido ligações dela.

A cantora Rihanna na premiação do Grammy deste ano (Foto: Divulgação/Grammy)

Rihanna

Em julho deste ano, um sem-teto foi preso acusado de assediar a cantora Rihanna. Kevin Mcglynn, 53 anos, deixou diversas cartas no apartamento dela em Nova York, chamando-a de "puta" e ameaçando invadir a residência da artista. Pra piorar a situação, Mcglynn escrevia histórias de uma falsa relação amorosa entre ele e a cantora.

Cleo Pires em cena da série O Caçador, da Globo (Foto: Paulo Belote/Globo)

Cleo Pires

Em agosto de 2010, quando foi capa da Playboy, a atriz foi perseguida por um fã alucinado no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Com um exemplar da revista nas mãos, o rapaz seguiu Cleo Pires até conseguir falar com dela. Após a insistência do fanático, a atriz deu um sorriso sem graça e tirou uma foto com ele.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.