Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NHACA

Paulo Vieira se corrige por expressão racista no Mais Você: 'Falei a vida inteira'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O comediante Paulo Vieira sério em participação no Mais Você desta quinta (25)

Paulo Vieira em participação no Mais Você desta quinta (25); ele se corrigiu por expressão racista

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 25/5/2023 - 11h20
Atualizado em 25/5/2023 - 11h31

O humorista Paulo Vieira corrigiu uma fala racista que disse sem perceber no Mais Você desta quinta (25). Convidado para o café da manhã com Ana Maria Braga, ele usou a palavra "nhaca" e logo em seguida pontuou que se trata de uma expressão historicamente preconceituosa. Ana Maria Braga e o Louro Mané ficaram surpresos. 

O ator soltou a expressão ao falar sobre o jogador Rony, do Palmeiras, que marcou um gol em partida contra o Cerro Porteño (do Paraguai) na noite de quarta (11), após 11 jogos sem marcar. "Tirou a nhaca", brincou Vieira. 

Segundos depois, ele disse que precisava fazer uma correção. "Minha família fala muito isso, mas sabia que nhaca é um termo racista? Falei agora e estou já me corrigindo. É um termo relacionado a um país, a um povo. Eu falei a minha vida toda e não sabia disso, descobri recentemente. Agora estou me policiando", explicou. 

Ana Maria Braga e o Louro Mané ficaram surpresos com o fato, e a apresentadora pediu mais detalhes ao entrevistado. "É um país?", perguntou ela. 

"Era uma ilha. Como as pessoas vinham em condições muito ruins, falavam que a pessoa estava fedendo a nhaca. Fedendo àquele país, àquele povo. A gente assimilou isso na nossa cultura e foi falando. E é um termo racista. Eu também não sabia, aprendi recentemente. Falei aqui no impulso e estou me corrigindo", declarou.

Em outro bloco, Ana Maria disse que sua produção havia pesquisado onde fica a ilha de Nhaca. "Descobrimos que é um arquipélago no sul de Moçambique", falou ela. "Não tem nada de ruim, é lindo", comentou o artista. " Você pode dizer quero ir pra nhaca", acrescentou a apresentadora. "Quero ficar com nhaca. Que bom que a gente está fazendo isso aqui hoje", celebrou ele.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.