Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESABAFO

'Não vi abandono nisso', diz Claudia Ohana após devolver cães para ONG

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Claudia Ohana no Festival de Cinema de Gramado 2019

Claudia Ohana no Festival de Cinema de Gramado 2019; atriz acusada de devolver cachorros adotados

REDAÇÃO

Publicado em 21/7/2020 - 22h40

Em meio a uma polêmica por ter supostamente devolvido dois cães que adotou, Claudia Ohana se manifestou nas redes sociais para pedir desculpas e prestar esclarecimentos sobre a questão. Em um longo texto, a atriz de 57 anos relatou que deixou Thor e Tigrão temporariamente na ONG Toca do Bicho, no Rio de Janeiro, por enfrentar problemas de saúde. "Confesso que não vi abandono nisso", disse.

No último final de semana, a organização que resgata animais publicou um anúncio oferecendo dois cães sem raça definida para adoção. Na postagem no Instagram, informaram que os animais já adultos haviam sido "devolvidos aos sete meses". Rapidamente, internautas reconheceram os pets como sendo de Claudia, que os adotou em dezembro de 2019.

Em suas redes sociais, a intérprete de Janice em Verão 90 (2019), na Globo, publicou um vídeo se dizendo chateada por ter visto seus cães para adoção, pois havia enviado eles para a ONG temporariamente. Segundo ela, a pandemia e um problema na coluna a impediam de cuidar dos pets no momento.

A entidade, por sua vez, diz que não divulgou o nome da antiga dona dos animais. No entanto, diante da repercussão do caso, acharam por bem esclarecer que apenas colocaram os pets novamente para adoção porque "em mais de um mês no abrigo, a pessoa sequer mandou um 'zap' ou ligou" para saber do bem-estar dos filhotes.

Em seguida, o instituto divulgou áudios de Claudia relatando o que estava passando com os animais. Na gravação, a atriz disse que um dos cães rosnava para ela e que ambos destruíram os móveis de sua casa. "Infelizmente vou ter que devolver eles. Sei que isso não se deveria fazer, mas estamos num momento complicado", disse a artista em um dos áudios.

Diante da polêmica Claudia apagou seu vídeo inicial e bloqueou as mensagens em seu Instagram. Criticada pela atitude, ela decidiu quebrar o silêncio nesta terça-feira com um relato sobre o seu lado da história.

Claudia Ohana com os cães em dezembro de 2019

"Em dezembro de 2019, adotei dois filhotes de dois meses. Infelizmente, em março, três meses depois do convívio com o Thor e com o Tigrão, a pandemia causada pelo Sars-CoV-2 chegou ao Brasil. Foi quando iniciei o isolamento em minha casa. Trancada em casa, sozinha e sem poder sair na rua para passear com eles, me encontrei em uma situação muito difícil", iniciou.

"Em função da extensão da propagação da pandemia, diante da necessidade deles enquanto filhotes, e das minhas limitações de saúde --comecei a ter crises agudas na minha coluna que comprometeram a minha mobilidade--, considerei a opção de devolvê-los. Inclusive, cheguei a falar sobre isso com a Toca do Bicho", completou.

Segundo Claudia, ela mudou de ideia rapidamente e buscou alternativas para o bem-estar dos animais. "Fui em busca de soluções que, além de garantirem que fossem bem tratados enquanto não estivessem comigo, também permitiriam que eles tivessem espaço para correr e brincar. Em um primeiro momento, pensei em mandá-los, temporariamente, para o sítio de um amigo meu de longa data", contou.

"Lá, eles teriam mais espaço e poderiam gastar mais energia. Dividi esse pensamento com a Toca e eles me alertaram que eu não poderia fazer isso porque o sítio não tinha muro e que, pelo contrato que assine com eles, isso era proibido", declarou.

Foi quando, segundo ela, a organização sugeriu que os pets ficassem na sede da instituição. "Eles mesmos, depois de perceberam que, talvez, eu não tivesse outra opção a não ser devolver, sugeriram que os cachorros ficassem temporariamente o período da pandemia no abrigo, onde estariam acompanhados da mãe e dos irmãos. Opção que aceitei na hora por acreditar que, certamente, lá seriam bem tratados e, inclusive, mais felizes até o momento de retornarem para minha casa", considerou.

A artista, então, confessou que se ausentou após enviar os animais para o abrigo de onde vieram. "Como eu estava em processo de recuperação e com vários outros problemas, acreditei -- e acredito--, que eles não poderiam estar em melhor lugar. Acabei não ligando para saber deles por esse motivo e porque acabei me ocupando com meu estado de saúde", admitiu.

"Paralelo a isso, ainda que tive que lidar com a internação na UTI de um familiar muito próximo. Não liguei para a ONG Toca do Bicho e errei, sim, por não ligar", confessou.

"Não quero, de jeito nenhum, travar uma guerra com a Toca do Bicho, pois o trabalho que eles fazem é muito importante, mas confesso que fiquei surpresa ao descobrir, através das redes sociais, que eles tinham colocado o Thor e Tigrão para uma nova adoção sem, ao menos, me consultar", lamentou.

Claudia ressaltou o trabalho da entidade sem fins lucrativos e agradeceu a atenção que recebeu durante as conversas sobre seus pets. "Me deram valiosos conselhos, foram muito amigáveis e compreensíveis comigo quando eu dividi com eles as dificuldades que eu vinha enfrentando em meio a essa pandemia justamente por estar com a coluna em um estado que me impedia de abaixar ou fazer qualquer esforço mais bruto", frisou.

"Eu tenho um 1,60 de altura e peso 47 quilos. Obviamente, eu passei a encontrar sérias dificuldades de ordem motora para cuidar dos meus doguinhos que cresceram rapidamente e ainda não tinha passado por nenhum processo de adestramento. Confesso que não vi abandono nisso, apenas achei que era a única coisa possível de se fazer em uma situação como a minha", ressaltou.

Ao repassar os fatos para seus internautas, Claudia admitiu que não agiu corretamente, mas assim o fez por não encontrar outra solução. "Sinto falta dos meus cachorros e sei que eles também sentem de mim. Mas, infelizmente, nada se deu como imaginei. Quero reforçar que o motivo da minha separação não foi por conta de móveis estragados. Bens materiais a gente trabalha e compra de novo. O amor, não", enfatizou.

A atriz se disse na expectativa de voltar a ter os cães caso houvesse uma maneira. "Peço desculpas, mais uma vez, com a esperança de encontrar uma solução, o mais rápido possível, para receber os meus dogs outra vez", declarou.

"Sei que, talvez, vocês não entendem minha atitude de ter pedido para eles acolherem os meus cachorros durante a pandemia, mas só sei o quanto me esforcei para dar conta de tudo e o quanto sofri por ter que me afastar deles", finalizou.

Confira publicação de Claudia Ohana:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Claudia Ohana (@ohanareal) em

Veja publicações da ONG Toca do Bicho sobre o caso:

Ver essa foto no Instagram

Precisamos de uma familla urgente pra Tigrao e seu irmão! Estão muito deprimidos depois que foram devolvidos. Nao é justo. Eles não pediram para passar por isso. Nos ajudem a achar uma familia para esses lindos bebês de porte grande! Serão castrados no domingo! Já estão vacinados! CURTAM, COMENTEM E COMPARTILHEM para a publicação ficar no ar ! Pleaseeee!!!!! . 💜Segue a gente: @projetotocadobicho . 💚Conheça nossos Toquinhos que aguardam a chance de ter uma família!! . 💙Nao pode adotar? Seja um sócio colaborador com 5 reais por mês pelo site apoia.se/projetotocadobicho e ajude a encher a barriguinha de mais de 150 animais! . . #projetotocadobicho #ajudeatoca #protecao #srd #cão #gato #amorde4patas #ongs #abrigos #instacat #cats #dogs #instadogs #instacats #viralatas #adote #naocompreadote #ongs #catiororeflexivo #adocaodeanimais #animalnaoecoisa #cadeiaparamaustratos #proteçãoanimal #adoteumamigo

Uma publicação compartilhada por ONG Projeto Toca Do Bicho (@projetotocadobicho) em

Ver essa foto no Instagram

Eu sou o Thor, irmão do Tigrão, do post anterior. Não me sai da cabeça porque mamãe nos devolveu. Ela dizia que não obedecíamos, que destruímos coisas, mas não teve paciência com a gente. As tias da Toca orientaram em tudo, ofereceram adestrador, mas mamãe fez tudo errado. E pior, no final, nos devolveu! Sequer ligou para saber como estávamos desde que saímos da casa dela. Acreditam? E aquelas fotos que tirava e postava? Seriam encenação? Nos adotou bebês e agora que crescemos, quem vai nos adotar juntos? Vamos sofrer de novo a dor da separação. Adotar é um ato responsável. Temos sentimentos. Portanto, não façam como nossa antiga tutora. Pensem bem antes de adotar. Ainda bem que existe o @projetotocadobicho #projetotocadobicho #naoaoabandono #srd #adotecomresponsabilidade #decepção #humanos

Uma publicação compartilhada por ONG Projeto Toca Do Bicho (@projetotocadobicho) em

Ver essa foto no Instagram

A devolução do Thor e do Tigrão causou repercussão como todo caso de devolução de animais gera. Não somos sensacionalistas, e fazemos um trabalho sério na ONG, tanto que não citamos nome do tutor que os devolveu nas postagens. Só que todo animal que é devolvido a gente posta para que tenha nova chance de adoção. Explicamos o que aconteceu porque temos milhares de seguidores que acompanham a história de cada Toquinho e somos transparentes. Não fizemos nada demais em relatar o fato, porque visamos o bem-estar dos animais. Só para complementar, demoramos até na divulgação porque tínhamos esperança que o adotante nos procurasse, sentindo a falta deles. Mas em mais de 1 mês no abrigo, a pessoa sequer mandou um zap, ligou ou procurou saber se precisavam de algo. Isso era amor? Você agiria assim com seus filhos que dizia amar? Em tempo, a adoção aconteceu em dezembro, bem antes da pandemia. Não foi pelo isolamento social que quiseram devolver os cachorros. #projetotocadobicho #averdade #contrasensacionalismo #adotecomresponsabilidade #srds #somostodosthoretigrao

Uma publicação compartilhada por ONG Projeto Toca Do Bicho (@projetotocadobicho) em

Ver essa foto no Instagram

Até o momento vínhamos mantendo o anonimato de quem devolveu Thor e Tigrão. Mas diante das inverdades postadas pela atriz Claudia Ohana, que até apagou o próprio vídeo feito no feed, por conter absurdos, e procurar a classe artística para justificar o injustificável, peço que vejam o vídeo e tirem as próprias conclusões. Somos uma ONG seria, que luta com dificuldade para manter mais de 150 animais e encaminhá-los à famílias que os tratem como filhos. Não doamos animais para locais onde haja risco de fuga, longe da nossa área de atuação, porque fazemos acompanhamento pós-adoção, justamente para ver se o animal está sendo bem tratado, orientando nos cuidados veterinários e comportamentais. Não doamos os animais para, ao menor sinal de dificuldade serem devolvidos como se o abrigo fosse uma colônia de férias, para o tutor buscar quando bem entender. Abrigo é local de passagem. E explicamos e colocamos no termo de adoção que se for constatado que o adotante não têm condições de ficar com o animal, que temos sim o direito de pega-los de volta, pois o bem-estar deles vem em primeiro lugar. Claudia Ohana nunca se preocupou em saber deles, nunca foi visitá-los ou mandou um saco de ração para os filhos que dizia tanto amar. Ela sumiu. E vem cobrar da gente algo? Querer agora os 2 de volta para amenizar a situação? Acabou a confiança! O que você, pensaria de alguém que agiu assim? Por que a atriz apagou o primeiro vídeo que fez, bloqueou comentários no instagram? Porque ela não os adotou às vésperas da pandemia como disse, e sim em dezembro Como postado no proprio instagran dela! E já vem há tempos tentando se livrar deles. Seja famoso ou não, para nós o adotante bom é o que ama incondicionalmente e não o que ao menor sinal de problema os descarta. As inconstancias dela durante todo o período de adoção nos deixaram bem inseguras. A cada hora dizia uma coisa, mas não fazia o principal: dar a vida que todo filhote precisa, com educação e limites para eles, cuidados veterinários etc. Contra fatos, não há argumentos. #somostodosthoretigrao

Uma publicação compartilhada por ONG Projeto Toca Do Bicho (@projetotocadobicho) em

Ver essa foto no Instagram

♥️Tios, só temos muito a agradecer por todo carinho que ganhamos de vocês. Vocês são incríveis. Mas a gente ta aqui também para pedir ajuda para conseguirmos uma nova família e começarmos uma nova etapa nas nossas vidinhas. A gente só quer ser feliz!!! Seremos castrados domingo que vem. Já estamos vacinados! Se você se apaixonou por nós, manda uma mensagem para as tias da Toca para responder o questionário de adoção. Sendo aprovado, elas nos levam na sua casa! A primeira foto ta um pouco tremida porque a gente não para quieto hehehe. Muitos lambeijossssss!!!! . 💜Segue a gente: @projetotocadobicho . 💚Conheça nossos Toquinhos que aguardam a chance de ter uma família!! . 💙Nao pode adotar? Seja um sócio colaborador com 5 reais por mês pelo site apoia.se/projetotocadobicho e ajude a encher a barriguinha de mais de 150 animais! . . #somostodosthoretigrao #solidariedade #ajudeatoca #protecao #srd #cão #gato #amorde4patas #ongs #abrigos #instacat #cats #dogs #instadogs #instacats #viralatas #adote #naocompreadote #ongs #catiororeflexivo #adocaodeanimais #animalnaoecoisa #cadeiaparamaustratos #proteçãoanimal

Uma publicação compartilhada por ONG Projeto Toca Do Bicho (@projetotocadobicho) em

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.