OUTRO CASO
Divulgação/Miramax
Brandon Lee em cena de O Corvo; astro morreu após acidente no set com arma cenográfica
O acidente envolvendo Alec Baldwin que resultou na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins (1979-2021) após o disparo de uma arma cenográfica ressuscitou a discussão sobre o uso destes artifícios para simular um tiroteio real. Há 28 anos, uma outra tragédia envolvendo o astro Brandon Lee (1965-1993) também reintroduziu a importância do debate envolvendo armas no set.
Em 1993, o ator, filho do astro de artes marciais Bruce Lee (1940-1973) trabalhava nas filmagens de O Corvo (1994), longa no qual interpretava o protagonista. Durante os trabalhos, Lee foi atingido com um tiro na barriga ao filmar uma cena. O que ninguém sabia, no entanto, era que a arma estava carregada com uma bala de verdade.
Assim como Baldwin, o ator Michael Massee deu o disparo sem saber que a arma estava com projéteis reais. Lee foi levado ao hospital, mas não resistiu e morreu por conta do ferimento 12 horas depois do acidente.
A arma cenográfica utilizada na cena deveria estar com balas de festim, mas dois projéteis reais estavam carregados no cartucho sem que ninguém da produção tivesse reparado. O acidente fatal resultou no reforço de protocolos de segurança envolvendo pistolas em set de filmagens para filmes e séries.
A perícia feita pelas autoridades descobriu que a arma havia sido carregada por engano com uma munição de treinamento. Este tipo de bala é feita com projétil real, item que pode causar ferimentos gravíssimos.
Após o disparo, a equipe de produção continuou gravando a cena, mas só foi perceber que havia algo errado quando Lee não se levantou do chão. O ator morreu com 28 anos e apenas seis filmes no currículo.
Assista abaixo ao trailer de O Corvo:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alec Baldwin
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.