Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Músico consagrado, João Donato morre aos 88 anos após infecção pulmonar

Reprodução/TV Globo

João Donato tocando no Conversa com Bial

João Donato no Conversa com Bial; músico morreu na madrugada desta segunda (17), aos 88 anos

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/7/2023 - 10h12
Atualizado em 17/7/2023 - 10h30

Multi-instrumentista consagrado, João Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (17) aos 88 anos. Ele vinha enfrentando uma série de problemas de saúde e não resistiu a uma infecção nos pulmões. A informação sobre a morte do músico foi confirmada pela família dele.

Nascido em 1934 em Rio Branco, no Acre, João Donato impressionou milhares de brasileiros com seus talentos como pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor. Desde cedo, já demonstrava ter aptidão musical quando brincava com flautas de bambu e panelas.

Aos oito anos, ganhou seu primeiro acordeon e, aos 11, se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a tocar em festas do colégio onde estudava. Foi em uma dessas celebrações que conheceu Lúcio Alves (1927-1993), Nanai e Chicão, integrantes do grupo Namorados da Lua.

Aos 15 anos, já profissional, Donato participava de sessões musicais realizadas na casa do cantor Dick Farney (1921-1987) e no Sinatra-Farney Fã Club, do qual era membro. Johnny Alf (1929-2010), Nora Ney (1922-2003), Dóris Monteiro, Paulo Moura e até Jô Soares (1938-2022), no bongô, estavam entre os componentes das reuniões.

A partir de 1953 ele passou a comandar seus próprios conjuntos musicais, como pianista, e gravou seu primeiro LP três anos depois. O repertório do disco foi escolhido por Tom Jobim (1927-1994).

Donato foi um dos pioneiros da bossa nova, teve parceiros de peso em suas canções e era amigo de artistas renomados. Ele faz parcerias com nomes como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Cazuza (1958-1990), Arnaldo Antunes, Aldir Blanc (1946-2020), Paulo César Pinheiro, Ronaldo Bastos, entre outros expoentes da música popular brasileira.

O artista ficou conhecido por ser inovador em sua forma de compor e misturar ritmos. Durante sua carreira, lançou mais de 30 álbuns, com destaque para o prestigiado Quem é Quem (1973), que foi considerado pela revista Rolling Stone um dos 100 melhores discos de todos os tempos.

Nos últimos anos de sua vida, João Donato lançou álbuns com gravadoras independentes e se uniu a grandes parceiros musicais em novas produções. Marcelo D2, Paulo Moura, Emílio Santiago (1946-2013) e o saxofonista Bud Shank foram alguns dos últimos artistas com quem ele gravou.

João Donato deixa mulher, a jornalista Ivone Belem, e três filhos, Jodel, Joana e Donatinho.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.