LUTO
REPRODUÇÃO/CBS
Astrud Gilberto no The Ed Sullivan Show em 1970; cantora morreu nesta segunda-feira (5)
Importante nome da Bossa Nova, Astrud Gilberto morreu aos 83 anos na noite de segunda-feira (5). A informação foi confirmada no Instagram pela neta, Sofia Gilberto. Ex-mulher de João Gilberto (1931-2019), a artista ficou conhecida ao redor do mundo por dar voz à versão em inglês de Garota de Ipanema e disseminar o ritmo brasileiro pelo mundo.
Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador, mas se mudou aos sete anos para o Rio de Janeiro. Na adolescência, virou melhor amiga de Nara Leão (1942-1989), responsável por incentivá-la a soltar a voz e seguir carreira de cantora. Inclusive, foi a própria Nara quem apresentou Astrud para João Gilberto, que se tornou um grande incentivador da namorada.
Sua primeira vez cantando no palco foi em 1960, no histórico show Noite do Amor, do Sorriso e da Flor, realizado no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ. A cantora participou do festival ao lado de nomes como Dori Caymmi, Nana Caymmi, Chico Feitosa (1935-2004) e até Elza Soares (1930-2022).
Em 1963, ela se mudou para os Estados Unidos com João Gilberto, mas os dois se separaram no ano seguinte. Em 1965, ela lançou seu primeiro álbum solo, misturando Bossa Nova, Jazz, MPB e canções em português, inglês e espanhol.
A cantora chamou a atenção do Grammy muito antes de Anitta. Em 1965, ela foi premiada com o Grammy de música do ano por Garota de Ipanema, tornando-se a primeira mulher a levar a categoria. A artista também já foi premiada pelo Latin Jazz USA e teve seu nome colocado no International Latin Music Hall of Fame.
Sofia Gilberto, neta de Astrud, lamentou a morte da avó no Instagram com um vídeo sonorizado por uma música que a própria cantora compôs para ela.
"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", escreveu.
"Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da Bossa Nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente, e ela foi o rosto e a voz da Bossa Nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud", finalizou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.