Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PIONEIRO DA COSTURA

Estilista espanhol consagrado, Paco Rabanne morre aos 88 anos

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Paco Rabanne em transmissão de desfile de 1999

Paco Rabanne (1934-2023) em desfile em 1999 em Paris, na França: estilista revolucionou a moda

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2023 - 13h03
Atualizado em 3/2/2023 - 13h12

Paco Rabanne (1934-2023) morreu os 88 anos nesta sexta (3) em Portsall, na França. A informação foi confirmada na página oficial da Puig, marca de Marc Puig, que comandava a grife de mesmo nome do estilista espanhol. Rabanne consolidou sua carreira nas passarelas da Europa ao desenhar trajes para grifes consagradas. A causa da morte não foi revelada.

No Instagram, o perfil da Paco Rabanne publicou uma despedida. "A Casa de Paco Rabanne deseja homenagear nosso visionário designer e fundador que faleceu hoje aos 88 anos. Entre as figuras da moda mais seminais do século 20, seu legado permanecerá uma constante fonte de inspiração".

"Somos gratos ao senhor Rabanne por estabelecer nossa herança de vanguarda e definir um futuro de possibilidades ilimitadas", diz a publicação. Puig também deu uma declaração sobre o legado do estilista. "Estou profundamente triste com a morte do senhor Paco Rabanne", afirmou ele.

Paco Rabanne nasceu na Espanha, mas foi radicado na França. O estilista ficou famoso nos anos 1960 por desenvolver figurinos futurísticos que inauguraram o movimento da moda moderna. Filho de uma costureira e de um oficial do exército, estudou Arquitetura de 1951 a 1963 até começar a trabalhar com sua criatividade.

O espanhol desenhou peças para as grifes Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy, Pierre Cardin, entre outras. Sua primeira coleção foi apresentada em Paris em 1966. Duas décadas depois, fez história ao ser o primeiro estilista a expor um vestido de chocolate. Ele também era conhecido por sua marca de perfumes de luxo.


TUDO SOBRE

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.