Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

RACISMO

Mulher que atacou filhos de Giovanna Ewbank pode pegar cinco anos de prisão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Bruno Gagliasso à esquerda e Giovanna Ewbank à direita em entrevista ao Fantástico

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank no Fantástico; queixa foi prestada à polícia portuguesa

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 1/8/2022 - 21h38

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso prestaram uma queixa formal sobre o racismo sofrido pelos filhos Titi, de nove anos; e Bless, de sete. Uma investigação será aberta pelas autoridades e --a depender de como a Corte Portuguesa enquadrar o caso-- a agressora poderá ser punida com prisão. A pena, prevista pelo código penal do país, varia de seis meses a cinco anos.

A mulher flagrada xingando as crianças e uma família de turistas angolanas com ofensas racistas foi apontada como a portuguesa Maria Adélia Coutinho Freire de Andrade, de 57 anos. Ela se referiu a eles como "pretos imundos" e exigiu que "voltassem para África" antes de ser detida pela polícia --como mostra um dos vídeos que viralizou no sábado (30).

Ela também foi confrontada por Giovanna nas imagens, que confirmou em entrevista ao Fantástico no domingo (31) ter chegado às vias de fato. "Minha mulher não agrediu, ela reagiu. Não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor", explicou Gagliasso, em conversa com Maju Coutinho. 

A Guarda Nacional de Portugal afirmou que Maria Adélia também xingou os agentes responsáveis pela abordagem e que estava visivelmente embriagada. Ela foi liberada assim que prestou depoimento em uma delegacia.

O incidente ainda foi rechaçado pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que cobrou a devida punição. O político ressaltou que não existem "portugueses puros", uma vez que "somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas".

O líder, todavia, ressaltou que os preconceituosos são minoria no país europeu

 Há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós, mas não se pode e nem se deve generalizar, pois o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana.

Entenda o caso

Giovanna viralizou nas redes sociais ao ser filmada, neste fim de semana, gritando com uma mulher em um restaurante. A atriz a chama de racista e sugere que ela deveria se olhar no espelho. "Nojenta", dispara ela.

Gagliasso também aparece, mas na lateral, sem tentar impedir ou afastar a esposa do conflito. 

Minutos depois, após o casal ter chamado a polícia, a mulher que proferiu os xingamentos contra Titi e Bless é retirada do local pelas autoridades. 

Em um pronunciamento anterior, a assessoria de imprensa do casal informou que a senhora havia sido presa. De acordo com o jornal português Público, no entanto, ela foi liberada na sequência. 

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.