Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÍCONE DA MÚSICA

Morre Sinéad O'Connor, cantora que rasgou foto do papa e foi excomungada

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto da cantora Sinéad O'Connor

Sinéad O'Connor em suas redes sociais; cantora foi uma das principais vozes da Irlanda

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/7/2023 - 15h06
Atualizado em 26/7/2023 - 15h17

A cantora Sinéad O'Connor, que atingiu o topo das paradas com a canção Nothing Compares 2 U em 1990, morreu nesta quarta (26) em Dublin. Ela também ficou conhecida pelas críticas ao papa João Paulo 2º (1920-2005) --chegando a rasgar uma foto do sacerdote na televisão. Ela foi excomungada pela Igreja Católica.

A informação foi revelada em primeira mão pelo jornal irlandês Irish Times. A causa da morte não foi revelada pela família, mas Sinéad havia passado por um grande trauma no ano passado --perdendo o filho Shane O’Connor, de apenas 17 anos.

Na época, a artista manifestou pelas redes sociais a decisão de "encerrar a sua luta terrena" e entrou com um processo contra a instituição de saúde em que o herdeiro estava internado. Ele sofria com depressão e ideação suicida.

A carreira de Sinéad foi marcada pelas suas posições políticas, seja contra os confrontos armados entre protestantes e católicos na Irlanda, ou em protesto ao abuso sexual cometido por padres e membros da Igreja.

Durante uma participação no Saturday Night Live, um dos programas de maior audiência da TV americana, ela rasgou uma foto do papa João Paulo 2º para chamar a atenção sobre a questão.

"Muitas pessoas não entenderam. Eu sabia que a minha ação poderia causar problemas, mas queria forçar uma conversa. Tudo o que eu lamentava era que as pessoas pensassem que eu não acreditava em Deus. Isso não é verdade. Sou católica de nascimento e seria a primeira à porta da igreja se o Vaticano oferecesse reconciliação sincera", disse ela, em entrevista à BBC.

A carreira de Sinéad também foi marcada por diversos hiatos, quebrado a última vez pelo álbum Home (2011). Em 2018, ela se converteu ao islamismo e passou a chamar-se Shuhada’ Davitt.

A artista também faz parte de um período da cultura pop que ficou conhecido como "renascença céltica", em que a Irlanda dominou as paradas de sucesso entre os anos 1980 e 1990. Outros nomes de peso que vieram do país as bandas U2, The Cranberries e The Corrs, além da cantora new age Enya.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.