LUTO
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Reinaldo Pimenta em entrevista ao Encontro; dublador e professor morreu aos 76 anos nesta quinta
Voz de Kent Brockman em Os Simpsons, e Golpe Baixo em Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009), o dublador Ricardo Pimenta morreu aos 76 anos nesta quinta-feira (5). A informação foi confirmada pelo amigo e profissional de dublagem Hélio Ribeiro. A causa da morte não foi divulgada.
Reinaldo Pimenta nasceu em setembro de 1947, e começou sua carreira como professor de Língua Portuguesa. Foi apenas em 1986, aos 40 anos, que ele se tornou ator, e no final dos anos 1990 se apaixonou pela dublagem.
Antes de seguir carreira artística, o dublador trabalhou no Banco Central do Brasil e na Petrobras Química. Pimenta também é autor e escreveu os livros Português Urgente! (1998), A Casa da Mãe Joana (2002) e A Casa da Mãe Joana 2 (2003).
Entre seus trabalhos de maior destaque na dublagem também estão Darth Sidious de Obi-Wan Kenobi (2022), professor Knight em Universidade Monstros (2013) e Monstros no Trabalho, além de Roger Doofenshmirtz, em Phineas e Ferb (2007-2015).
"É com imensa tristeza que venho comunicar o falecimento do nosso querido Reinaldo Pimenta. Um profissional da melhor qualidade, e dono de uma inteligência e de um senso de humor raros nos dias de hoje. Descanse em paz, meu amigo. Você era iluminado e vai fazer muita falta. Deus te proteja! Um grande abraço e muito obrigado por tudo que nos ensinou com toda a sua sabedoria. Você era o nosso Google humano. Um beijo", escreveu Hélio Ribeiro no Facebook.
"Dublador brasileiro, advogado, professor e escritor. Grande amigo de conversas longas e sempre instigantes. Generoso em seus conhecimentos adquiridos por décadas de estudos. Inteligência e cultura admiráveis. Uma enciclopédia viva", elogiou o dublador Márcio Simões.
"O bom humor e a descontração sempre como companhia. Será uma falta permanente para cada um de nós que teve o privilégio de conviver com ele. Que o descanso seja na paz e na luz, amigo Pimenta!", finalizou ele.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.