LUTO
DIVULGAÇÃO/UNICAMP
Maria da Conceição Tavares: ex-deputada federal do PT foi figura importante para a economia
Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado (8) em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, aos 94 anos. O óbito da ex-deputada federal foi informado pelas redes sociais do PT (Partidos dos Trabalhadores), do qual a economista e professora foi filiada entre 1995 e 1999. A causa da morte não foi revelada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), e o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) a homenagearam na internet. "Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social", disse o presidente.
Maria ficou conhecida por suas opiniões sinceras sobre economia e por dar a cara a tapa quando não concordava com políticos ou planos implementados que prejudicassem a classe trabalhadora. Ela foi marcada por um momento importante para o Brasil nos anos 1980, quando chorou na TV na defesa do Plano Cruzado.
Durante a euforia pelo congelamento de salários, preços de produtos e serviços no pacote econômico brasileiro, Maria da Conceição se emocionou e foi flagrada pelas câmeras. Ela disse que o sentimento era de que a inflação havia sido finalmente vencida.
Em 2015, Maria comentou em entrevistas sobre sua reação à preservação dos ganhos dos trabalhadores. "Pela primeira vez se fazia um plano anti-inflacionário que não prejudicava o trabalhador", afirmou.
"Isso é comovedor, todos os outros, como este agora também (ajuste fiscal promovido em 2015), provocaram recessão, desemprego e queda de salários. Acompanhei o plano todo, até que capotou de maneira estrondosa", acrescentou.
Maria da Conceição Tavares nasceu em 1930 em Abadia, Portugal. Para fugir da ditadura salazarista em seu país de origem, mudou-se para o Brasil em fevereiro de 1954, já casada com seu primeiro marido, o engenheiro Pedro José Serra Soares, e grávida de sua primogênita, Laura.
A docente trabalhou na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek (1902-1976), foi professora titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e também funcionária emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Luiz Inácio Lula da Silva
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.