LUTO
Divulgação
Criada por Barry Humphries, Dame Edna estreou em 1955 e teve até talk show na TV britânica
O comediante Barry Humphries morreu neste sábado (22), na Austrália, aos 89 anos. Ele ficou conhecido ao dar vida à drag Dame Edna durante quase 70 anos --ela chegou até a apresentar um talk show na TV britânica na década de 1980, muito antes de realities como RuPaul's Drag Race e Caravana das Drags ganharem espaço na mídia.
De acordo com a BBC, Humphries estava internado em um hospital de Sydney por causa de complicações de uma cirurgia feita em março --ele tinha sofrido uma queda no mês anterior. O ator deixa a mulher, a atriz Elizabeth Spender, e quatro filhos.
Nascido em Melbourne em 17 de fevereiro de 1934, Barry Humphries começou a se apresentar com números cômicos e canções divertidas na época da faculdade. Em 1955, ele fez sua primeira performance como Dame Edna, personagem que o consagraria.
Quatro anos depois, ele se mudou para Londres e começou a conviver com grandes humoristas da época, como Dudley Moore (1935-2002) e Peter Cook (1937-1995). Também ganhou destaque em espetáculos no West End, a meca do teatro europeu, e sua performance no musical Oliver! o levou para a Broadway.
Ele atuou em filmes como O Diabo É Meu Sócio (1967), Tratamento de Choque (1981), Minha Amada Imortal (1994) e Spice World - O Mundo das Spice Girls (1997). Na pele de Dame Edna, apareceu em diversos programas de humor e nos longas O Sargento Pepper e a sua Banda (1978) e Absolutely Fabulous: O Filme (2016).
Versátil, Humphries também emprestou sua voz para o tubarão Bruce, da animação Procurando Nemo (2003), narrou Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009) e viveu um goblin em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012).
Em 2012, o ator anunciou que se aposentaria do entretenimento e fez uma turnê de despedida que durou até o início de 2013. Apesar disso, ele voltou a se apresentar em 2016 e estava nos palcos australianos até 2018.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.