CORAÇÃO NOVO
REPRODUÇÃO/BAND
Fausto Silva em seu programa da Band; apresentador era o segundo na lista para transplante
O Ministério da Saúde explicou que o transplante de Fausto Silva, que recebeu um novo coração na tarde deste domingo (27), atendeu a "critérios técnicos". O órgão acrescentou que há apenas uma lista para doação de órgãos --tanto para hospitais públicos quanto particulares-- e que o apresentador era um paciente prioritário por causa do estado de saúde.
O artista segue internado na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento foi considerado um "sucesso" pela equipe médica e as primeiras horas são cruciais para que o corpo não rejeite o órgão --recebido de um doador de 35 anos.
Conforme o Notícias da TV havia informado, Faustão era o segundo na lista à espera de um coração. Um dos primeiros fatores a serem considerados é o tipo sanguíneo, mas outros pontos são levados em consideração: como a compatibilidade genética e o tamanho do órgão.
O Ministério da Saúde destacou como funciona do Sistema Nacional de Transplantes, sob gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), em seu perfil oficial do Twitter.
"O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo e isso é motivo de orgulho! A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada", diz a nota.
"Toda a estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que assegura que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para pacientes da rede pública e privada, em situação de igualdade", segue.
E quais os critérios da lista de espera por um órgão? São todos critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantado
"Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica", emenda o Ministério.
O órgão ainda detalhou que Faustão, em razão de seu estado de saúde grave, recebeu o coração só depois que foi constatada a compatibilidade necessária. "Além dele, só na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da federação com maior volume de transplantes", pondera.
"No primeiro semestre de 2023, foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, o que representa aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado", ressalta.
Todos os pacientes que realizam transplantes por meio do SUS recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Fausto Silva
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.