APÓS CIRURGIA
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Mingau, baixista do Ultraje a Rigor: artista foi baleado na cabeça e passou por cirurgia delicada
Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, segue internado após ter sido baleado na cabeça em Paraty, no Rio de Janeiro. Ele está em coma induzido e tem a pressão intracraniana monitorada por um cateter no cérebro. Os médicos responsáveis pela operação disseram que o quadro dele ainda é grave, e que não dá para saber se o artista ficará com sequelas. "É um desafio", disse um dos especialistas.
Os médicos atualizaram o estado de saúde do baixista nesta terça (5), em entrevista a jornalistas no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo. O coma induzido é necessário para manter estável a pressão intracraniana, e novos procedimentos cirúrgicos ainda podem ser feitos, mas irão depender da evolução clínica do músico.
"Geralmente, traumas dessa magnitude apresentam três fases de evolução: desfecho imediato; um inchaço cerebral, em que a pressão intracraniana é um desafio; e por último a fase de vigilância, que é o despertar e a reabilitação", informou Thiago Romano, coordenador médico da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do São Luiz Itaim.
"Ele se encontra sedado, através de uma série de medicamentos, ditos popularmente como induzido", completou o médico. Ele pontuou que esse tipo de ferimento na cabeça exige um tratamento lento, que deve ser monitorado com atenção.
Os exames iniciais detectaram que a bala entrou pela frente da cabeça, do lado esquerdo. Não encontraram vestígios de projéteis no restante do corpo. O lado esquerdo do cérebro cuida das funções motoras do corpo, como linguagem e visão.
Roger Moreira, que também faz parte do Ultraje a Rigor, visitou Mingau na segunda (4). O SBT cancelou as gravações do The Noite a partir desta terça (5) por causa do estado de saúde do baixista.
"Falei com ele sedado, mas vi a resposta dele. Ele começou a respirar mais rápido, parecia querer responder: 'Eu estou bem, vou ficar bem'. Estou muito confiante de que ele vai sair dessa. Nós estamos com bastante esperança", afirmou Moreira. "Quanta gente gosta do Mingau. Recebemos ajuda vinda de todos os cantos. Daqui do SBT, de gente que nem conhecemos. Todos querendo ajudar", completou ele.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.