Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NÃO GOSTOU

Luísa Sonza rebate deboche de internauta sobre racismo: 'Ninguém está livre'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Foto de Luísa Sonza durante entrevista

Luísa Sonza durante entrevista; cantora voltou a ser questionada sobre caso de racismo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2023 - 17h54

Luísa Sonza alfinetou uma internauta que desenterrou um caso de racismo no qual ela esteve envolvida. Após fazer um post para promover seu documentário na Netflix, a artista foi questionada sobre a situação que aconteceu em 2018. "Ninguém está livre da estrutura racista em que vivemos", rebateu a loira nesta quarta (13).

Por meio do Instagram, uma usuária identificada como Stefhany Oberdiek pediu para a artista comentar sobre o episódio de preconceito. "Fala sobre o racismo que você praticou?", escreveu.

"Sim. E sobre os seus? Ninguém está livre da estrutura racista em que vivemos! Já aproveito e te pergunto o que você faz para ser, de fato, uma pessoa antirracista? Lembrando que não fazer nada efetivo para mudar o sistema automaticamente te faz uma pessoa racista, pois usufrui dos privilégios sem propor mudanças na estrutura", respondeu Luísa.

O caso foi encerrado em agosto deste ano, após uma briga na Justiça durante cinco anos. A advogada Isabel Macedo aceitou uma quantia de indenização da artista em uma ação de danos morais. Foi a defensora quem acusou a cantora de racismo após um episódio em Fernando de Noronha, em que Luísa a teria confundido com uma das funcionárias da produção de seu show.

Dois anos depois, a artista publicou uma pedido de desculpas nas redes sociais. O processo foi arquivado com um acordo que prevê que a artista pague uma indenização e faça retratação pública.

Isabel registrou a queixa na Delegacia de Polícia da 36ª Circunscrição de Fernando de Noronha. No documento, ela alegou que estava sozinha no Festival Gatronômico do Zé Maria para comemorar seu aniversário. Após jantar, dirigiu-se ao palco onde estava o cantor que havia se apresentado com Luísa Sonza. 

A cantora teria dado um tapa em seu ombro e disse: "Me arrume água aí". A advogada se sentiu constrangida diante da situação. Ela, que se considera negra, ficou paralisada, sem reação, e disse que foi alvo de discriminação por conta de seu tom de pele.

Luísa se desculpou em 2022 e admitiu ter agido sem perceber. "Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas às questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia", lamentou ela.

"Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não", completou a artista. Na época, ela solicitou uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo e disse que iria acatar o valor pedido pela autora.

TUDO SOBRE

Luísa Sonza


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.