CANDIDATA A VEREADORA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Léo Áquilla no Bom Dia São Paulo; candidata a vereadora teve carro alvejado na madrugada
Candidata a vereadora de São Paulo, Léo Áquilla (MDB) foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada desta sexta (27). A jornalista dirigia na rodovia Presidente Dutra quando foi abordada por uma moto, que disparou quatro vezes contra seu carro. O veículo foi alvejado e teve os vidros quebrados, mas ela não foi atingida. "Eu tenho recebido muitas ameaças", afirmou.
O ataque aconteceu na altura do km 228, na região do parque Novo Mundo. Em breve depoimento ao Bom Dia São Paulo, jornal matinal da Globo, a candidata descreveu momentos de terror, com lágrimas nos olhos.
"Passou uma moto por mim, do lado direito, e bateu no meu retrovisor e parou no acostamento. Eu levei um susto! Parei imediatamente no acostamento, para prestar socorro até para o cara, para saber se estava tudo bem. Ele veio no acostamento na contramão em direção ao meu carro", detalhou.
"Do nada, quando chegou perto do meu carro, ele começou a acelerar, mas assim, aquela aceleração ensurdecedora. Era um barulho muito alto. Junto, eu vi um movimento de sacar uma arma. Quando eu me abaixei, ele deu o primeiro tiro, que estourou o vidro do meu carro", acrescentou ela.
O veículo dirigido por Léo Áquilla passou por perícia e, segundo a Polícia Rodoviária Federal, o criminoso ainda não foi identificado. O crime foi registrado no Distrito Policial do Jaçanã, ao norte da capital paulista.
"Eu tenho recebido muitas ameaças, porque eu combato mesmo transfobia, eu combato mesmo LGBTfobia, eu defendo mesmo a comunidade. E aí, eu vivo recebendo ameaças. Já pedi para que as autoridades me dessem escolta, e ninguém acreditou em mim. Tão esperando o quê? Que realmente me matem, como quase aconteceu hoje?", indignou-se.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) confirmou, em nota ao noticiário, que investiga uma tentativa de homicídio contra Léo e realiza diligências para identificar o autor dos tiros e esclarecer o caso.
Nas redes sociais, a equipe de comunicação da candidata a vereadora escreveu uma breve nota sobre o ocorrido, e confirmou que ela deve se pronunciar mais tarde.
"Comunicamos a todos os apoiadores, amigos e familiares que Léo Áquilla foi vítima de uma tentativa de homicídio esta noite. Os projéteis atingiram seu carro, mas ela não foi atingida", descreveu o comunicado. "Estamos tomando todas as medidas cabíveis. Léo está abalada no momento, mas assim que possível se pronunciará", finalizou.
Nos comentários, apoiadores e amigos prestaram solidariedade à ativista. "Meu Deus! Fica bem, Léo! Nós estamos com, e precisamos muito de, você. Muita luz e amor!", declarou o cantor Daniel Peixoto.
"Eles não querem a gente no poder de jeito nenhum! Votem em políticos LGBTQIA+!", pediu o internauta Tiago Lemos. "Que Deus te proteja! Lembro de você me falando essa semana que estava sendo ameaçada. Todo cuidado é pouco agora", alertou a repórter Lisa Gomes.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.