MARILENE GALVÃO
REPRODUÇÃO
Marilene Galvão, da dupla as Galvão; cantora de 80 anos sofria com a doença de Alzheimer
Marilene Galvão morreu aos 80 anos na tarde desta quarta (24) em Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo. Ela sofria de Alzheimer e já estava afastada da vida artística depois de 70 anos ao lado da irmã Mary na dupla sertaneja As Galvão --a qual serviu de inspiração para a o fictício duo Faísca (Claudia Raia) e Espoleta (Patricia Pillar) em A Favorita (2008), em exibição no Vale a Pena Ver de Novo.
A informação foi confirmada pelo fã-clube oficial nas redes sociais. “É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Marilene Galvão. Nós cremos na ressurreição e acreditamos que nossa menina descansou, em um bom lugar desfrutará do seu descanso”, diz a mensagem.
A causa da morte não foi divulgada. O velório e o sepultamento da cantora serão realizados nesta quinta (25) também em Paraguaçu Paulista.
Marilene só deixou a música por causa do avanço do Alzheimer em junho de 2021, que afetou completamente a memória dela. As Galvão foram projetadas nacionalmente por Beijinho Doce, que foi gravada inicialmente por outra dupla --as Irmãs Castro.
O duo lançou, ao longo da carreira, 80 discos e estava em atividade desde 1947. Elas foram umas das primeiras artistas femininas no cenário da música caipira.
Marilene e Mary inicialmente eram conhecidas por Irmãs Galvão até trocarem de nome por razões esotéricas para As Galvão no início dos anos 2000.
Elas são consideradas pioneiras e responsáveis por abrirem portas para intérpretes como Roberta Miranda e, posteriormente, o movimento conhecido como feminejo --representado por nomes como Maiara, Maraisa e Marília Mendonça (1995-2021).
Beijinho Doce foi escrita por Nhô Pai (1912-1988) em 1945 e regravada por diversos artistas, como as Irmãs Castro, Irmãs Galvão e Tonico e Tinoco. Em A Favorita, trata-se do maior sucesso da dupla Faísca e Espoleta —nomes artístico de Flora e Donatela.
“As cenas dela cantando Beijinho doce, o público ama. Até hoje a músico é sinônimo de Flora e Donatela”, lembra Claudia Raia, em entrevista ao Extra.
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.