Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ídolo do Vasco, ex-jogador Roberto Dinamite morre aos 68 anos após câncer

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Roberto Dinamite ao lado de sua estátua de bronze

Roberto Dinamite ao lado de sua estátua; ex-jogador foi o maior ídolo da história do Vasco

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 8/1/2023 - 12h30
Atualizado em 8/1/2023 - 13h46

Considerado o maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite morreu aos 68 anos na manhã deste domingo (8) em decorrência de um câncer de intestino. O ex-jogador de futebol estava internado em um hospital no Rio de Janeiro desde sábado (7).

Carlos Roberto Gama de Oliveira nasceu em 1954, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O apelido Dinamite veio apenas em 1971, quando ele tinha 17 anos e marcou seu primeiro gol pelo Vasco, em um jogo no estádio do Maracanã. O time carioca derrotou o Internacional por 2 a 0 naquele dia.

Ao longo da carreira como jogador, foram 708 gols em 1.110 jogos pelo Vasco. Dinamite foi o maior artilheiro da história em São Januário, casa do clube, e também do Campeonato Brasileiro, com 190 marcados. Com a camisa alvinegra, Roberto conquistou um Brasileirão (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

Dinamite chamou a atenção de clubes internacionais e chegou a jogar no Barcelona em 1979, mas retornou ao Rio de Janeiro no ano seguinte e foi recepcionado por 100 mil torcedores em um jogo no Maracanã. Na volta, ele marcou todos os cinco gols da vitória do Vasco contra o Corinthians.

Na Seleção Brasileira, o ex-jogador disputou duas Copas do Mundo (1978 e 1982) e uma Copa América (1983). Apesar de ter marcado 26 vezes para o Brasil, Dinamite não conquistou nenhum título. 

Antes de encerrar a carreira, o atacante passou brevemente pela Portuguesa e pelo Campo Grande. Sua despedida dos gramados aconteceu em 1993, em um jogo amistoso entre o Vasco e o La Coruña, da Espanha, no Maracanã.

Após se aposentar, Roberto foi eleito presidente do Vasco em 2008, porém, seu mandato não foi satisfatório. O time havia acabado de ser rebaixado e conquistou o título da Série B, mas voltou para a segunda divisão no ano seguinte, e o ex-jogador renunciou.

Mesmo com a mancha na trajetória, Dinamite continuou sendo o maior ídolo da torcida. Em 2021, o clube arrecadou R$ 190 mil em apenas seis horas para a construção de uma estátua de Dinamite em São Januário. O monumento foi inaugurado em abril de 2022, com a presença do ex-jogador.

O câncer

Roberto Dinamite descobriu um tumor no intestino no final de 2021, mesma época em que, por uma triste coincidência, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022), descobriu um câncer no mesmo lugar.

Em sua última publicação nas redes sociais, Dinamite lamentou a morte do rei do futebol, em 29 de dezembro de 2022. "Tenho muito orgulho de ter conhecido você e vestido a mesma camisa 10 que você imortalizou. A saudade já é grande", declarou ele.

Confira abaixo:

Homenagens

Após o anúncio da morte de Dinamite, rapidamente celebridades, jogadores de futebol e clubes manifestaram seus sentimentos nas redes sociais. Vascaíno roxo, Fábio Porchat lamentou. "Lá se vai o melhor vascaíno de todos os tempos. Obrigado por tudo", escreveu ele.

Também torcedores do Vasco, Fátima Bernardes, Casimiro Miguel e Bruno Mazzeo usaram as redes sociais para homenagear o veterano. "Meu primeiro ídolo no futebol", confessou a apresentadora do The Voice Brasil. "Vasco da Gama e Roberto Dinamite serão pra sempre um só", escreveu o jornalista.

Lucio Mauro Filho, flamenguista, declarou o respeito que sentia pelo ídolo rival. "O cara jogava muito. Mesmo eu sendo flamenguista, sempre fiz questão de deixar claro minha gigantesca admiração por ele", afirmou.

Entre atletas e ex-atletas, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Edmundo Souza, Wanderley Luxemburgo e Ricardo Rocha também prestaram condolências. 

Rivais do Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo homenagearam Dinamite no Twitter. "Um adversário admirável, que marcou o futebol e enriqueceu a história do Clássico dos Milhões", escreveu o perfil do Rubro-negro. Times paulistas como São Paulo, Santos e Corinthians também se manifestaram.

Leia as homenagens abaixo:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.