ACUSADO POR MAIS DE 50 MULHERES
Divulgação/NBC
Bill Cosby em foto promocional de The Cosby Show, um dos seriados mais vistos dos anos 1980
REDAÇÃO
Publicado em 26/4/2018 - 15h12
O ator Bill Cosby foi condenado nesta quinta-feira (26) por abuso sexual. O veterano de 80 anos era considerado uma grande figura paterna nos Estados Unidos, por ter estrelado as comédias familiares The Cosby Show (1984-1992) e Cosby (1996-2000). Ele foi acusado de assédio por mais de 50 mulheres, mas até então havia conseguido se esquivar da prisão.
A acusação que levará Cosby a passar até dez anos atrás das grades foi feita pela ex-jogadora de basquete Andrea Constand, que alega que, em 2004, o ator a drogou e, em seguida, cometeu o abuso sexual enquanto ela estava inconsciente. Andrea e Cosby tinham feito um acordo fora do tribunal em 2006 _ele pagou US$ 3,4 milhões (R$ 11,8 milhões, na cotação atual) para não ser julgado.
Segundo reportagem do Huffington Post, Cosby manteve o sorriso durante as considerações finais da acusação, o que levou a promotora a atacá-lo em frente ao júri. "Ele está rindo, como se isso fosse engraçado. Mas não há nada divertido no que se refere a mulheres que perderam o direito de consentimento", disse.
Ao contrário de julgamentos movidos anteriormente contra o comediante, o juiz Steven O'Neill permitiu que outras mulheres que acusam ele de assédio testemunhassem, porque seus casos foram considerados similares ao de Andrea. Entre as testemunhas, estavam a ex-modelo Janice Dickinson, considerada a primeira top model da história _ela também alega que Cosby a drogou e estuprou.
"Ali estava 'o pai dos Estados Unidos' em cima de mim. Um homem casado, com cinco filhos. E eu me lembro de ter pensado no quanto aquilo era errado. Muito, muito errado", declarou a ex-top model.
O julgamento de Cosby começou há três semanas e foi considerado o primeiro grande tribunal desde o início do movimento #MeToo (#EuTambém), no qual mulheres denunciavam assédios sofridos em Hollywood.
Queda de um ícone
Bill Cosby era o grande nome da comédia televisiva na década de 1980. O The Cosby Show, no qual ele vivia um pai de família que reagia com humor aos problemas da vida, estreou em 1984 como a terceira série mais vista da temporada. Nos cinco anos seguintes, foi o programa mais visto da TV americana.
Pelo papel de Cliff Huxtable, Cosby ganhou dois Globos de Ouro. Ele era tão querido que, em 2003, foi premiado com uma estatueta especial, o Prêmio Humanitário Bob Hope, na cerimônia do Emmy.
O comediante foi do céu ao inferno depois que as primeiras denúncias vieram à tona. A NBC planejava lançar uma série com o ator em 2014, mas mudou de ideia para não se envolver na polêmica. Reprises de suas produções também foram tiradas do ar.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.