Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AOS 82 ANOS

Gilberto Gil lista drogas que experimentou e detalha uso diário de maconha

REPRODUÇÃO/TV CULTURA

Gilberto Gil no programa Roda Viva, na TV Cultura, em maio de 2022

Gilberto Gil no Roda Viva, na TV Cultura, em maio de 2022: cantor fala sobre uso de drogas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/6/2024 - 15h25

Gilberto Gil disse que ainda usa maconha diariamente, mas diminuiu a frequência por conta dos esforços "físicos e mentais" que a cannabis exige. O cantor, que faz 82 anos nesta quarta (26), começou a usar a substância durante a juventude e aderiu para a vida. Ele também experimentou outras drogas para se inserir nos grupos sociais dos quais fazia parte.

Em entrevista à revista Breeza, especializada no universo da cannabis, o artista contou que tinha vontade de descobrir coisas novas com as pessoas com que se identificava. Como a droga era algo recorrente na vida delas, ele também entrou na prática.

"Dentre os hábitos da minha geração, um deles era as experiências com expansores de estados de consciência, então eu acho que estava de acordo, compatível com um momento da vida, a minha idade, o meu impulso daquele momento", disse o cantor.

"Durante muitos anos experimentei a cannabis, o peiote, o ácido lisérgico, a ayahuasca, experimentei vários transformadores, expansores de consciência; porque, afinal de contas, estavam na pauta. Eram coisas pautadas pelo meu povo, pela minha geração, pelos meus iguais, pelos meus colegas", acrescentou.

O pai de Preta e Bela Gil assumiu o cansaço de usar maconha hoje. Mesmo assim, Gil não abandonou a droga em determinados momentos, inclusive no dia a dia. "É cada vez menos frequente", revelou ele.

Eu não tenho nenhum impulso, nenhuma vontade de forçar os processos de transformação da realidade através de situações mentais porque não tenho vontade disso, não tenho mais. Não tenho inclusive energia suficiente pra isso.

"As transformações de estado de consciência através de substâncias… É uma exigência, pelo menos pra mim, pra minha pessoa e condição, é uma coisa de muita exigência física, exigência mental, então não tenho gosto, não tenho ímpeto e nem coragem pra fazer esses exercícios de expansão mental tão exigentes", concluiu Gilberto Gil.

TUDO SOBRE

Gilberto Gil


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.