Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EDUARDO TORNAGHI

Galã da Globo nos anos 1980, ator sumiu da TV: 'Tenho mais o que fazer'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ator Eduardo Tornaghi em publicação de seu Instagram, de frente para a câmera, com barba branca cheia

O ator Eduardo Tornaghi em publicação de seu Instagram; fora da TV, ele se dedica à poesia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2023 - 6h25

Nos anos 1970 e 1980, um ator chamava a atenção do público pelo jeito de galã. Eduardo Tornaghi se destacou em novelas como Dancin' Days (1978) e A Gata Comeu (1985). A partir da década de 1980, no entanto, ele começou a deixar de lado o trabalho na TV para se dedicar a dar aulas de teatro e produzir poesia (atividade à qual se dedica até hoje). Tornaghi disse ao Notícias da TV que não voltava as novelas porque tinha "mais o que fazer"

O ator nasceu no Rio de Janeiro em 1951 e começou a carreira na televisão na década de 1970. Sua primeira novela na Globo foi A Moreninha (1975), e nos anos seguintes ele teve papéis em atrações como Sinhazinha Flô (1977), Ciranda Cirandinha (1978), Vereda Tropical (1984) e O Salvador da Pátria (1989). Ele fez 12 telenovelas de 1973 a 1985.

No fim da década de 1987, Tornaghi passou a adotar um estilo "hippie". Vendeu o que tinha e foi dar aulas de teatro em comunidades, presídios e acampamentos de integrantes do movimento sem-terra. 

"Eu havia virado um produto, uma pessoa que dá lucro. Acabei preso numa gaiola de ouro porque essa exposição toda dá dinheiro, claro, e isso acaba te botando numa prisão. Porque dinheiro é uma droga. Ele envenena. A gente entra num jogo de interesses e pira se não souber lidar. Não era o que eu queria e me afastei. Hoje, não tenho mais aquela grana, mas estou livre", disse em entrevista ao Notícias da TV em 2015.

Tornaghi ainda voltou à TV e fez pequenos papéis e participações especiais em produções da Globo, como Pátria Minha (1994), Carga Pesada (2006) e Rock Story (2016). Ele falou que alguns produtores o procuravam, mas que não tinha interesse em retomar a carreira que buscou nas décadas anteriores. 

"Volta e meia, um produtor me chama para algum trabalho. Nunca vinga. Ainda tenho aqueles velhos amigos querendo me ver trabalhando na TV, mas nunca dá certo. Talvez porque sempre tenho mais o que fazer!", declarou. 

Nos últimos anos, o ator tem se dedicado à poesia. Ele publica vídeos no Instagram em que aparece recitando poesias e lendo textos de sua autoria. Nas publicações, Tornaghi pede que os seguidores "alimentem a fonte": façam pix com doações para ele, como retribuição pela literatura oferecida. 

TUDO SOBRE

Por Onde Anda?


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.