Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Giovanna Gold

Fora da TV, atriz reclama dinheiro do SBT e pede emprego pelo Facebook

Reprodução

A atriz Giovanna Gold, que não consegue papel na TV há três anos, mas está no ar na reprise de Chiquititas - Reprodução

A atriz Giovanna Gold, que não consegue papel na TV há três anos, mas está no ar na reprise de Chiquititas

FERNANDA LOPES

Publicado em 10/4/2018 - 6h23

Sem papéis na TV há três anos, Giovanna Gold enfrenta dificuldades para sobreviver como atriz. Seu último trabalho foi em Chiquititas (2013), e a profissional afirma que não recebeu até agora do SBT o pagamento pelos direitos de imagem da reprise da novela, no ar desde setembro de 2016. Aos 53 anos, ela não tem sido chamada para trabalhar, e manda mensagens para autores e diretores nas redes sociais pedindo oportunidades.

"Eu não tenho pudor algum, mando pelo Facebook, falo 'Desculpe incomodar'. Outro dia, o [autor] Marcílio Moraes fez uma postagem dizendo que vai fazer uma minissérie, algo assim. Aí eu comentei: 'Parabéns, tem papel pra mim?'. Não estou fazendo nada demais, a não ser pedir trabalho", explica.

Giovanna começou a carreira em 1982, na Globo, e fez sucesso em novelas como Pantanal (1990), A Viagem (1994) e Mulheres de Areia (1993), exibida originalmente há 25 anos e reprisada no canal Viva em 2016.

A atriz conta que a Globo sempre foi muito correta com os pagamentos dos direitos de imagem das reprises e manda até uma carta agradecendo pelo trabalho, além de depositar o quanto antes o valor integral para o artista. Sobre o SBT, ela lamenta.

"O SBT é muito bom para trabalhar, mas não para pagar os direitos. Nisso [a emissora] é muito ruim, a gente [do elenco] ainda nem recebeu. Eu imagino que eles paguem no final da novela. Já entramos em contato e é desgastante, me entristece. Foi uma novela que eu fiz com tanto amor, gostei de fazer... Só esse aspecto pós-trabalho que não é tão elegante, eu diria", fala.

O SBT afirma que, no final da reexibição, todos os atores serão convocados para receberem seus devidos cachês de direito de imagem. A reprise de Chiquititas está prevista para terminar em 3 de agosto.

reprodução/sbt

Giovanna Gold em cena de Chiquititas como a personagem Carmen; atriz receberá cachê

Necessidade de se reinventar
Giovanna considera que Chiquititas foi o momento mais feliz de sua vida e gostaria de voltar a trabalhar na emissora de Silvio Santos. Chegou a fazer teste para um papel em As Aventuras de Poliana, mas perdeu a vaga para uma grande amiga.

"O método de trabalho lá é maravilhoso, no SBT trabalhamos em clima de camaradagem, todo mundo é igual. Quem vai fazer a personagem para a qual eu fiz teste em Poliana é a minha madrinha, Myrian Rios. Deus fez essa brincadeira comigo. Mas ela me agradeceu por poder retomar a carreira, fico muito feliz, de coração, que seja ela [a fazer o papel de Ruth]", afirma.

Giovanna também tem feito testes para comerciais, mas admite que sente falta da rotina de sets de gravações de TV. Enquanto não emplaca um novo papel, tem se dedicado ao projeto de um monólogo no teatro e sonha em interpretar personagens importantes da política nacional em alguma produção.

"A história da Operação Lava Jato é fascinante, é a melhor novela que há. Gostaria de interpretar a [presidente do Supremo Tribunal Federal] Cármen Lúcia ou a [procuradora-geral da República] Raquel Dodge, que é mais bonita. Eu ia mandar ver."

"Mas por enquanto minha perspectiva é investir na peça, procurar trabalho artístico. Acho que tenho que me reinventar. A gente vive numa sociedade que preza a juventude, a sexualidade, a superficialidade, mas os grandes papéis não têm idade. Estou aqui inteirona, com saúde e muito amor à arte", conclui.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.