CARTA PELA DEMOCRACIA
DIVULGAÇÃO/RAMÓN VASCONCELLOS/TV GLOBO
Fernanda Montenegro e Anitta em entrevistas na Globo; artistas assinam manifesto por democracia
42 artistas se juntaram nesta quarta (10) para fazer a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia. O documento é uma resposta aos seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro. Entre eles, estão os atores Fernanda Montenegro, Wagner Moura e Antonio Fagundes; e as cantoras Juliette Freire e Anitta.
O manifesto foi divulgado nos canais da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e será lido na íntegra em um ato com juristas e movimentos sociais no centro da capital paulista nesta quinta (11). Ao todo, foram recolhidas cerca de 900 mil assinaturas a favor da iniciativa.
Segundo o G1, os organizadores registraram quase 20 mil tentativas de fraude desde que o abaixo-assinado foi lançado. Um hacker tentou derrubar o site Estado de Direito com um registro de computador da Rússia.
Ao todo, a Carta já foi endossada por oito candidatos à Presidência, à exceção do próprio Bolsonaro: Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D'Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e José Maria Eymael (Democracia Cristã).
O documento também conta com assinaturas de ex-presidentes, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, banqueiros, atletas e artistas. Entre eles, o músico Arnaldo Antunes; os ex-jogadores Walter Casagrande e Raí; o escritor Paulo Coelho; e o padre Júlio Lancelloti.
Bolsonaro, que já colocou em xeque a própria eleição e nunca apresentou provas de fraude, disse que não iria assinar a carta. "Se tiver que assinar que sou honesto, todo mundo vai assinar que é honesto. Democracia tem que sentir o que a pessoa está fazendo. Falar todo mundo fala", disse à imprensa, em um evento em São Paulo.
Veja quem são os artistas que fizeram a leitura da Carta:
Confira trechos da Carta pela Democracia:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.