Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GABRIEL WAINER

Ex-galã de Malhação cria 'Universo Marvel brasileiro' e lança série de herói

None - None

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 24/10/2018 - 5h35

Lançado em Malhação em 2006 como intérprete do vilão Edu, Gabriel Wainer abriu mão da carreira de ator para se aventurar em outras histórias. No caso, os quadrinhos. O ex-ator de 34 anos se associou ao quadrinista Luciano Cunha, criador do anti-herói O Doutrinador, para lançar uma versão brasileira do Universo Marvel, em que filmes e atrações de TV se interligam em uma grande aventura. O primeiro longa estreia no dia 1º; a série, em março.

"O projeto [de adaptar o Doutrinador para o audiovisual] chegou nas minhas mãos por meio de um amigo. Ele me contou que o Luciano queria transformar tudo em um filme. Nós marcamos de nos encontrar para tomar uma cerveja e, depois da quarta, já estávamos discutindo um universo inteiro. O Luciano falava: 'Precisa investir em quadrinho, tem muita HQ boa no Brasil, é um manancial de criatividade'. E é mesmo."

Mas o Doutrinador é apenas o primeiro passo para iniciar o que eles chamam de Universo Guará _uma referência à empresa Guará Entretenimento, criada pelos dois. O personagem, interpretado por Kiko Pissolato (de Amor à Vida) no cinema e no canal Space, será a pedra fundamental da qual sairão muitos personagens _mais ou menos como o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) foi o início do Universo Marvel.

"Quando idealizamos o Universo Guará, já era essa a ideia. Uma das missões é levar para o cinema e a televisão os outros personagens. Já temos 12 protagonistas definidos, oito bem construídos, três prontos para serem apresentados neste ano. A Penélope, por exemplo, vai aparecer na série do Doutrinador", explica Luciano Cunha. "Já pensamos em como todos esses personagens se ligam", completa Wainer.

Migrar da televisão para um papel atrás das câmeras foi uma transição natural para Gabriel. Filho do cineasta Bruno Wainer, responsável pela produtora Downtown Filmes, e primo do fotojornalista e documentarista João Wainer, ele está mais do que acostumado ao ambiente de bastidores cinematográficos. Agora, abusa da visão empreendedora para transformar as HQs em um grande mercado.

márcio de souza/tv globo

Gabriel com os atores Luiza Valdetaro e Bernardo Melo Barreto: os astros da Malhação 2006

"Não é apenas um filme, uma série. O Universo Guará tem vários outros projetos, licenciamento de marcas, é um projeto bem costuradinho", adianta, empolgado. Até brinquedos dos personagens chegarão às lojas.

Em família
Sem aparecer na TV desde Passione (2010), quando interpretou o ciclista Chulepa e contracenou com atuais protagonista da Globo, como Cauã Reymond e Bianca Bin, o ator até brinca quando questionado se faria uma ponta em uma das produções do Universo Guará. "Eu quero fazer O Doutrinador 2. Quero ser alguém que morre na continuação", conta, em meio a risadas.

Papéis do tipo não faltarão. Afinal, o anti-herói de Pissolato distribui tiros para todos os lados em sua primeira incursão cinematográfica _as comparações com o gringo Justiceiro, da Marvel, são inevitáveis. Mas, para dar um tempero tupiniquim à produção, os vilões "doutrinados" são políticos corruptos, que invariavelmente terminam com uma bala na cabeça e partes do cérebro espalhadas no chão.

joão cotta/tv globo

Com Cauã Reymond em cena de Passione: galã trocou a atuação por histórias em quadrinhos

O atual momento do país é frutífero para as mentes por trás do Doutrinador _que foi reformulado em 2013, durante as manifestações populares de junho, para ganhar essa conotação de justiceiro das multidões.

"Temos dois roteiros de HQ prontos, um para ser lançado no primeiro semestre. No audiovisual, estamos em suspensão para aguardar o resultado do filme e da série, mas já temos um planejamento também. Afinal, político corrupto no Brasil é igual Gremlin: se você joga água, eles se multiplicam", brinca Wainer.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.