SUCESSO NAS REDES
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jade Picon como Chiara em Travessia; influenciadora rendeu memes por atuação no folhetim
A atuação de Jade Picon em Travessia, novela das nove da Globo, divide opiniões nas redes sociais. Por não ser atriz, a influenciadora recebe uma enxurrada de críticas por seu desempenho frente às câmeras. Esses ataques, no entanto, colaboram para que ela fique mais famosa e ganhe ainda mais dinheiro.
Ao Notícias da TV, a estrategista digital Rejane Toigo explica como xingamentos na web podem fazer com que a intérprete de Chiara ganhe destaque e consiga engordar a conta bancária, apesar de não ser querida por muitos telespectadores.
"O próprio hate [ódio] é engajamento. Quando a gente recebe hate, geralmente tem aquelas pessoas que são fãs e rebatem o hate. Isso já promove o engajamento e a propagação do conteúdo. Quem não conhecia Jade Picon, acaba seguindo ela para estar a par do que está acontecendo", destaca.
As pessoas sofrem de [síndrome do] Fomo, que é a sensação de não estar por dentro. Aquela frase clássica 'falem bem ou falem mal, mas falem de mim' também se aplica aqui. Em épocas que o algoritmo é rei, ele espalha as notícias sem julgar se são boas ou ruins. O que importa é que ele dissemina em resposta ao engajamento que o assunto tem.
Apesar de receber críticas, Jade também conseguiu impactar na dinâmica das plataformas digitais. No TikTok, por exemplo, usuários passaram a usar a voz da influenciadora para dublagens e até adaptaram algumas frases da personagem dela para situações rotineiras.
"A atuação dela não está um primor, mas isso acabou sendo positivo para ela como influenciadora. Eu lembro que tinha o cigano [Igor, em Explode Coração (1995)], na época não tínhamos as redes sociais, e a atuação dele também virou meme. E é o que justamente está acontecendo com ela. Isso vai ajudá-la, já que muitas pessoas não sabiam quem era ela", avalia Rejane.
Não vejo o que está acontecendo na carreira dela como uma coisa ruim. Ela vai ter condições de estudar para ser uma boa atriz se ela desejar, e ainda vai ser esse histórico de aprendizados.
Para lidar com os ataques, Jade costuma adotar uma postura "paz e amor", evitando discutir com internautas que disparam ofensas em suas páginas. Desde sua participação no BBB 22, foram raros os momentos que ela se pronunciou sobre alguma polêmica.
"No caso dela, manter o silêncio é uma boa estratégia. Mas nem em todos os casos o silêncio pode ser uma estratégia. Quando a pessoa fez uma maldade ou alguma coisa que faltou com a ética, eu acho que é importante admitir o erro. No caso da Jade, a crítica é sobre a má atuação, então ela está correta em não rebater", opina a especialista.
De acordo com a estrategista digital, a presença da ex-BBB no horário nobre também rende bons frutos à Globo. "O objetivo da emissora é ganhar espaço com fãs. A Jade já tinha muitos fãs na internet, e o digital está se sobrepondo à TV aberta, não é de hoje. A intenção da TV aberta é trazer os influenciadores do digital para a TV para trazer a audiência dessas personalidades".
Mesmo para a emissora está sendo positivo esse tópico, porque as pessoas estão falando sobre a novela. É o que a gente chama de buzz, as pessoas estão falando sobre isso. Eu não consigo julgar se isso é bom ou ruim. Eu acho que é comercial. Isso vai trazer lucro tanto para as blogueiras quanto para as emissoras.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.