Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INVASÃO AO CONGRESSO

De Gil do Vigor a Felipe Neto: Famosos acusam bolsonaristas de terrorismo

Reprodução

Montagem com fotos de Gil do Vigor e Felipe Neto

Gil do Vigor e Felipe Neto; famosos condenaram invasão em Brasília orquestrada por bolsonaristas

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 8/1/2023 - 17h22

A invasão em Brasília orquestrada neste domingo (8) por manifestantes bolsonaristas chamou a atenção de famosos nas redes sociais. O ex-BBB Gil do Vigor, o influenciador Felipe Neto e o cantor Silva uniram forças para detonar as ações violentas na capital federal.

Milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram e invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal). Os manifestantes se infiltraram nos prédios e quebraram vidraças, portas e outros objetos que ficavam nos locais.

Apoiador do presidente eleito Lula e crítico de Bolsonaro, Felipe Neto descreveu as ações dos bolsonaristas como terrorismo. O influenciador minimizou a pretensão política dos invasores e desejou que ninguém se machuque em um possível conflito com as autoridades.

"O terrorismo praticado pelos bolsonaristas não tem sequer um propósito. Absolutamente nada pode acontecer que impeça o resultado da democracia de continuar. Nada. É apenas balbúrdia de baderneiros que resultará em prisões. E torçamos para que não causem mortes", destacou Neto em seu perfil oficial no Twitter.

Destaque do BBB 20, Gil do Vigor se juntou ao coro contra os invasores e detonou as ações violentas em Brasília. O economista ainda comparou o movimento bolsonarista com manifestações feitas por professores em busca de aumento salarial.

"É revoltante ver a tentativa de destruição da democracia! Invasão no Congresso Nacional?! Isso é inaceitável! Intolerantes não passarão!", escreveu o ex-brother em seu perfil oficial no Twitter.

"Quando os estudantes pacificamente protestavam, eram tratados como bandidos, mas os brancos e ricos podem tudo, inclusive serem antidemocráticos e de fato criminosos. Mas, como são brancos e ricos, tudo bem, vamos conversar, né? Uma vergonha!", continuou Gil.

"É fácil assim invadir o Congresso [Nacional]?", questionou o cantor Silva. "É, amigos. Nosso país é uma zona. Espero que o governador do DF [Distrito Federal] também seja punido."

Outros artistas que apoiaram Lula nas eleições do ano passado, como os atores Humberto Carrão e Armando Babaioff, também se posicionaram sobre os invasores de Brasília. Ambos detonaram as manifestações violentas e cobraram posicionamento firme das autoridades.

"Cadeia para toda essa gente escrota", escreveu Carrão no Stories do Instagram. "A Lei Antiterrorismo vale para todos, né?", questionou Babaioff.

"A mensagem que esse arrastão golpista em Brasília passa é que neste nosso país todos podem tudo. Não há reação à altura e ninguém sofre as consequências cabíveis", acrescentou Britto Jr., ex-apresentador de A Fazenda.

A atriz e cantora Cleo acusou tentativa de golpe de estado por parte dos manifestantes e indicou que as ações de Brasília foram inspiradas na invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, em janeiro de 2021. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente norte-americano Donald Trump se infiltraram e depredaram o símbolo do governo estadunidense.

"A gente quer paz, amor e respeito, mas recebe guerra e destruição da parte de pessoas que não aceitam o presidente eleito, pessoas essas que estão tentando um golpe de estado. Terrorismo, é isso que está acontecendo em Brasília", apontou Cleo.

"Para completar, essa semana faz dois anos do acontecimento irresponsável e inacreditável que aconteceu no Capitólio, nos EUA. Que todos sejam punidos, com firmeza e a lei e todo seu rigor. Não há espaço para terrorismo e atos antidemocráticos. Democracia acima de tudo, sempre."

Confira abaixo algumas publicações:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.