Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TÁ NO RG

De Chay Suede a Marjorie Estiano: Saiba quais são os verdadeiros nomes dos famosos

Estevam Avellar/TV Globo/Reprodução/Instagram

Montagem com o ator Chay Suede (sorrindo de camiseta vermelha) e das atrizes Bruna Marquezine (de blusa branca e batom vermelho) e Marjorie Estiano (de cabelo preso em coque, vestido vermelho decotado e batom vermelho)

Chay Suede, Bruna Marquezine e Marjorie Estiano são alguns dos famosos que usam nomes artísticos

REDAÇÃO

Publicado em 12/1/2020 - 5h20

Você sabe o que Chay Suede, Bruna Marquezine, Silvio Santos, Marjorie Estiano, Paolla Oliveira e Luisa Mell têm em comum? Todos esses famosos optaram por usar os chamados nomes artísticos em suas carreiras. Algumas celebridades têm um registro na certidão de nascimento bastante diferente daquele que utilizam no dia a dia.

Há diversos motivos para a mudança do nome de batismo no meio artítico. Alguns optam por trocar de alcunha porque têm nomes difíceis de pronunciar ou, ao contrário, comuns demais. Já outros aproveitam a oportunidade de criar um novo nome para homenagear familiares e pessoas queridas.

Notícias da TV fez uma lista com o verdadeiro nome de 26 celebridades. De Fernanda Montenegro a Tony Ramos, passando por Silvio Santos, Anitta e Marcos Pasquim. Confira:

Chay Suede
Nome verdadeiro: Roobertchay Domingues da Rocha Filho
Motivo: Chay é a abreviação de Roobertchay. O ator revelou, durante entrevista ao Fantástico em 2014, que o nome diferentão foi inventado pelo avô. Já o Suede foi inspirado pelo filme Johnny Suede (1991), estrelado por Brad Pitt.

Marjorie Estiano
Nome verdadeiro: Marjorie Dias de Oliveira
Motivo: A atriz fez uma homenagem ao avô paterno, Sebastião Estiano de Oliveira, que morreu antes de a neta nascer, e passou a usar o seu sobrenome.

Susana Vieira
Nome verdadeiro: Sônia Maria Vieira Gonçalves
Motivo: Suzana (com Z), na verdade, é o nome da irmã da atriz. Batizada de Sônia Maria, Susana Vieira optou por trocar de alcunha na vida artística e aproveitou para prestar essa homenagagem à parente.

Luisa Mell
Nome verdadeiro: Marina Zatz de Camargo
Motivo: Em entrevista ao Altas Horas em 2018, a ativista afirmou que decidiu criar um nome logo quando começou na televisão. Ela adotou o Luisa em homenagem à avó. Já o Mell é uma brincadeira com o fato dela ter vendido pão de mel na infância.

Fernanda Montenegro
Nome verdadeiro: Arlette Pinheiro da Silva Torres
Motivo: A veterana escolheu o nome ao iniciar a carreira artística na TV Tupi. Os diretores da emissora pediram um nome mais forte, já que Arlette era comum. A atriz acabou batizando também a filha de Fernanda.

Bruna Marquezine
Nome verdadeiro: Bruna Reis Maia
Motivo: A primeira agência de talentos da atriz pediu para que ela adotasse outro nome, pois já havia uma agenciada com o sobrenome Reis Maia. Bruna, então, passou a utilizar o sobrenome da avó como forma de homenageá-la.

Xuxa Meneghel
Nome verdadeiro: Maria da Graça Meneghel
Motivo: A apresentadora foi apelidada de Xuxa pelo irmão Blad Meneghel.

Paolla Oliveira
Nome verdadeiro: Caroline Paola Oliveira da Silva
Motivo: Para seguir carreira na TV, a atriz optou por não usar seu primeiro nome. Em seguida, adicionou um L a Paola por acreditar em numerologia.

Anitta
Nome verdadeiro: Larissa de Macedo Machado
Motivo: A cantora já comentou várias vezes que escolheu o nome artístico por ser fã da minissérie Presença de Anita (2001), protagonizada por Mel Lisboa na Globo.

Gusttavo Lima
Nome verdadeiro: Nivaldo Batista Lima
Motivo: O cantor precisou mudar o nome quando fez parte de uma dupla sertaneja. Para combinar com Alessandro, ele decidiu adotar Gusttavo e utilizar seu próprio sobrenome.

Silvio Santos
Nome verdadeiro: Senor Abravanel
Motivo: O dono do SBT era chamado de Silvio pela própria mãe, que não gostava do nome de batismo do filho. Já o sobrenome foi escolhido em homenagem aos santos que iriam lhe proteger durante a vida.

Glória Menezes
Nome verdadeiro: Nilcedes Soares Magalhães Sobrinho
Motivo: O nome de batismo da atriz é uma junção dos pais, Nilo e Mercedes. "Eu tive que trocar. Resolvemos botar Glória, porque Glória é Glória em qualquer idioma. E Menezes, por causa das minhas raízes portuguesas e porque completa 13 letras. Dá sorte", contou ela ao site Memória Globo.

Dira Paes
Nome verdadeiro: Ecleidira Maria Fonseca Paes
Motivo: A atriz apenas abreviou o Ecleidira e optou por usar o sobrenome Paes.

Lima Duarte
Nome verdadeiro: Ariclenes Venâncio Martins
Motivo: A alcunha artística do ator foi uma sugestão da própria mãe. Espírita, ela aconselhou o filho a utilizar o nome de seu guia espiritual.

Tony Ramos
Nome verdadeiro: Antônio de Carvalho Barbosa
Motivo: Batizado de Antônio, Tony é o apelido do ator. Já o Ramos veio do sobrenome de um parente dele.

Marcos Pasquim
Nome verdadeiro: Marcos Fábio de Prudente
Motivo: Por fazer muitas piadas durante a infância, o ator recebeu o apelido de Pasquim, em referência ao extinto jornal humorístico editado entre 1969 e 1991.

Claudia Ohana
Nome verdadeiro: Maria Cláudia Carneiro Silva
Motivo: A atriz escolheu o sobrenome da mãe, Nazaré Ohana, para sua vida artística.

Mara Maravilha
Nome verdadeiro: Eliemary Silva da Silveira
Motivo: Batizada de Eliemary por conta da junção dos nomes dos pais (Eliezer e Marileide), a cantora foi apelidada de Mara pela avó, que achava a pronúncia do nome complicada. Já o Maravilha foi adotado ao entrar no meio artístico.

Camila Pitanga
Nome verdadeiro: Camila Manhães Sampaio
Motivo: Camila utilizou o mesmo sobrenome artístico adotado pelo pai, Antônio Pitanga --que na verdade se chama Antonio Luiz Sampaio. Pitanga veio do personagem do ator em seu primeiro filme, Bahia de Todos os Santos (1960).

Guilherme Leicam
Nome verdadeiro: Guilherme Maciel da Costa
Motivo: Para compor seu nome artítico, o ator optou por inverter a ordem do segundo nome: assim, Maciel virou Leicam.

Leona Cavalli
Nome verdadeiro: Alleyona Canedo da Silva
Motivo: A mãe da atriz queria batizar a filha de Leona, mas o pai preferiu registrá-la com um nome mais forte e diferente. Ao entrar na vida artística, ela adotou o Leona por ser mais simples e homenageou os padrinhos ao utilizar o Cavalli.

Renata Sorrah
Nome verdadeiro: Renata Leonardo Pereira Sochaczewski
Motivo: A eterna Nazaré decidiu adaptar o sobrenome que seria difícil de falar: Sochaczewski virou Sorrah.

Thaís Fersoza
Nome verdadeiro: Thaís Cristina Soares dos Santos Teló
Motivo: A atriz decidiu homenagear a mãe e o pai mesclando o sobrenome dos dois (Fernandes e Soares). Em seguida, acrescentou o "za" para criar o Fersoza.

Vanessa Giácomo
Nome verdadeiro: Vanessa Mendes da Silva Lima
Motivo: Vanessa também quis fazer uma homenagem ao avô italiano e abrasileirou o sobrenome de João Jácomo para seguir carreira artística.

Fiuk
Nome verdadeiro: Filipe Kartalian Ayrosa Galvão
Motivo: O filho de Fábio Jr. decidiu transformar um apelido dado pelos amigos em seu nome artístico.

Pabllo Vittar
Nome verdadeiro: Phabullo Rodrigues da Silva
Motivo: Ao começar a cantar, a drag queen decidiu adaptar o nome de batismo, transformando Phabullo em Pabllo para facilitar a pronúncia.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.