SÍNDROME RARA
REPRODUÇÃO/NBC
Céline Dion: cantora de 56 anos desabafa sobre dificuldades após diagnóstico de doença rara
Céline Dion revelou seu estado de saúde nesta semana. A cantora canadense, diagnosticada com Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) há dois anos, afirmou que não tem ideia de quando voltará a cantar e explicou sobre o processo complicado do tratamento. A doença ataca o sistema neurológico e age como cãibras pelo corpo, com o agravante de espasmos dolorosos.
A artista desabafou sobre a dificuldade em falar sobre a doença com os filhos René-Charles, de 23 anos, e os gêmeos Nelson e Eddy, de 13. Os caçulas desenvolveram um medo constante de perder a mãe por conta do trauma da morte do pai, René Angélil (1942-2016).
"Houve um momento em que eu mal conseguia andar e sentia muita falta de viver plenamente. Meus filhos começaram a notar. Pensei: 'Ok, eles já perderam um pai. Eu não quero que eles fiquem com medo'", desabafou ela em entrevista à NBC News.
"Eu disse a eles: 'Vocês perderam o papai, mas a mamãe tem uma condição diferente. Eu não vou morrer. É algo com o que vou aprender a conviver. Tenho uma grande equipe de médicos trabalhando ao meu lado para me ajudar a melhorar, e também vocês, meus preciosos filhos, que estão me apoiando e me dando esperança'", completou ela.
A doença de Céline é uma condição rara que faz com que a pessoa fique com a musculatura rígida em determinados momentos. O paciente pode ficar paralisado de dor, sem conseguir respirar e até falar. A artista disse que instruiu os filhos a chamarem a emergência caso vissem a situação sair de controle.
Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo, e tem sido extremamente difícil enfrentar esses desafios e falar sobre tudo o que tenho passado.
Seu maior sonho é voltar a cantar. Ela cancelou sua última turnê depois de receber o diagnóstico da doença em 2022 para iniciar o tratamento. Céline sofria com dores "sem explicação" desde 2008.
"Não posso responder [se vou voltar a cantar] porque há quatro anos venho dizendo a mim mesma que não vou voltar, que estou pronta, que não estou pronta. No momento, não posso afirmar que em quatro meses estarei de volta. Eu não sei, meu corpo dirá. Por outro lado, não quero apenas esperar", concluiu ela
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
NBC
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.