Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DA WARNER BROS.

Comentarista de emissora europeia é demitido após fala sexista na Olimpíada

REPRODUÇÃO/X

Dois prints de Bob Wallard: ele usa uma camisa rosa, cordão para crachá azul, óculos e microfone com fone.

Prints de um vídeo de Bob Wallard divulgado nas redes sociais; ele foi demitido da Eurosport

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/7/2024 - 8h05
Atualizado em 29/7/2024 - 9h21

O comentarista Bob Wallard, da Eurosport, rede de TV europeia que pertence à Warner Bros., foi demitido após um comentário sexista na cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ele reduziu a equipe de natação australiana, que ganhou a medalha de ouro no revezamento 4x100 m livre feminino no último sábado (27), a um ato visto como tipicamente feminino: o de se maquiar. Após a repercussão do caso, o comunicador pediu desculpas.

Sem nenhum gancho, o profissional afirmou que Mollie O'Callaghan, Shayna Jack, Emma Mckeon e Meg Harri ainda não haviam subido ao pódio porque "estavam terminando [de se arrumar]", já que as mulheres "andam por aí" e "se maquiam". A fala aconteceu enquanto as mulheres se dirigiam ao Centro Aquático de Paris.

"Bem, as mulheres estão terminando. Você sabe como elas são... Andam por aí, se maquiam...", disse Bob, que soma 40 anos de carreira como locutor e comentarista. Ele tem vasta experiência na cobertura das Olimpíadas e costuma cobrir competições como natação, mergulho e polo aquático.

Lizzie Simmonds, nadadora que fazia parte da transmissão, não se pronunciou publicamente sobre a fala --nem durante a transmissão, nem depois dela. A atleta, no entanto, teria classificado o comentário do colega como "ultrajante", segundo o portal Deadline. 

A fala virou alvo de críticas nas redes sociais. No dia seguinte, após a repercussão, o Eurosport divulgou uma nota afirmando que Bob Ballard havia sido afastado de suas funções como comentarista.

"Durante um evento da cobertura do Eurosport na noite passada, o comentarista Bob Ballard fez um comentário inapropriado", afirmou a rede de televisão em comunicado ao The Independent. "Para esse fim, ele foi removido da nossa lista de comentaristas com efeito imediato."

Na competição, a seleção australiana não só assegurou a medalha, como ainda bateu um recorde olímpico: elas completaram a prova em 3min28s92. Os Estados Unidos levaram a prata, e a China, o bronze.

Pedido de desculpas

Após a repercussão do caso e de seu afastamento da cobertura olímpica, Bob Wallard fez um pedido de desculpas por meio de postagem no X na manhã desta segunda (29). Ele aproveitou para se despedir da equipe da emissora.

"Os comentários que fiz durante a cerimônia de vitória do revezamento estilo livre australiano no sábado causaram alguma ofensa. Nunca foi minha intenção chatear ou menosprezar ninguém e, se o fiz, peço desculpas. Sou um grande defensor do esporte feminino", escreveu.

"Sentirei muita falta da equipe da Eurosport e desejo a eles tudo de bom para o resto das Olimpíadas", completou ele, na segunda postagem. Ele ainda pediu que seus fãs não culpem Lizzie Simmonds, nadadora que fazia parte da transmissão, por sua demissão. "Ela não tem nada a ver com isso."

TUDO SOBRE

Olimpíada


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.