INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Claudia Raia no Conversa com Bial desta sexta (17); ela voltou a falar sobre gravidez de Luca
Claudia Raia voltou a falar sobre o processo para engravidar de Luca, seu filho caçula, aos 55 anos. De acordo com a atriz, ter um terceiro filho já era um sonho antigo; mas ela precisou de um empurrãozinho de sua taróloga, Cristina Fadul, que a instruiu a fazer uma inseminação artificial. O procedimento foi mal-sucedido, mas os hormônios tomados pela atriz para a extração dos óvulos fez com que ela fosse fértil o suficiente para engravidar por si própria.
Ainda assim, a artista definiu como "surpresa" a fecundação do caçula. Afinal, ela já estava no período de menopausa há cerca de cinco anos quando tudo aconteceu. "O que que aconteceu? Esses hormônios deram restart no meu organismo. Eu menstruei dois meses consecutivos. Menstruei. Quatro dias", explicou ela, em participação no Conversa com Bial desta sexta (17).
A atriz fez uma espécie de cronologia para contar a história de Luca. Segundo ela, sua taróloga havia previsto a existência do menino desde 1989, pouco depois do término do casamento dela com o também ator Alexandre Frota.
"Não tinha nenhum dos meus filhos. Estava saindo do meu primeiro casamento e ela disse: 'Você terá três casamentos, tem dois filhos no seu karma, um casal, e um terceiro filho lá na frente, e você vai escolher se vai tê-lo, mas ele vai vir, se você quiser", reveou.
Quatro anos depois, ela se casou com Edson Celulari, com quem teve Enzo Celulari e Sophia Raia, que têm 27 e 21 anos, respectivamente. Eles se separaram em 2010. "Pensei: 'Ih, o terceiro filho não veio, mas tudo bem, vamos tocar o barco'. Encontrei Jarbas [Homem de Mello] aos 43 anos. Um dia estou em casa, liga ela [Cristina, a taróloga]: 'Tem que tirar óvulos imediatamente'. Falei: 'Cristina tenho 48 anos. Não sei nem se tenho óvulos'".
Ela correu para uma clínica de inseminação, que lhe deu hormônios por quatro semanas e conseguiu extrair seis óvulos saudáveis. A fecundação, contudo, não ocorreu. Os embriões sequer chegaram a se formar.
Antes de dar a tentativa como encerrada, a atriz, que é ecumênica --culto religioso que contempla diversas crenças--, decidiu falar com Deus: "'Quero muito esse filho, mas não quero desafiar o destino. Tenho dois filhos maravilhosos, não vou me encher de hormônio, nunca tomei hormônio na vida. Queria que você me desse esse filho de primeira, se for para meu merecimento e felicidade, se não, eu entendo que não é para ser'"
Pouco tempo depois, as menstruações fizeram a artista recorrer à ginecologista. "A minha médica falou, ‘vem aqui que eu vou fazer um ultrassom em você’. Eu estava ovulando do ovário direito, três óvulos, e do ovário esquerdo um óvulo. Um endométrio pronto pra engravidar, assim, grosso, porque na menopausa ele fica um fiapo…", narrou ela.
Aí ela falou, ‘cuidado para não engravidar’. Falei: 'Você está bem louca, né? Eu estou na menopausa’. Ela falou: ‘Você está ovulando, deve ter sido dos hormônios’. Toquei minha vida. Foi naquela semana que eu engravidei, veio essa surpresa maravilhosa.
Luca já tem um ano de idade, completo em fevereiro deste ano --o menino nasceu prematuro, com oito meses. A atriz, por sua vez, já voltou a se dedicar ao trabalho. Ela está em cartaz com o musical Tarsila, a Brasileira, que terá cinco apresentações no Rio de Janeiro entre os dias 31 de maio e 2 de junho, além de ter feito uma participação em Terra e Paixão (2023).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.